quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como superar a Procrastinação


Procrastinação: é o adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Enquanto é normal que as pessoas procrastinem até um certo ponto, isso se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações.

Vulgo: Leva com a barriga

A procrastinação crônica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica.

Um procrastinador é um indivíduo que evita tarefas ou que está evitando uma tarefa em particular.

Causas Psicológicas:

As causas psicológicas da procrastinação variam muito, mas geralmente tendem a fatores como ansiedade, baixa auto-estima e uma mentalidade auto-destrutiva. Pensa-se que procrastinadores têm um nível de consciência abaixo do normal, mais baseado em "sonhos e desejos" de perfeição ou realização, em vez de apreciação realista de suas obrigações e potenciais.

Causas Fisiológicas:

Pesquisas sobre as raízes fisiológicas da procrastinação, em sua grande parte, focam no envolvimento do córtex pré-frontal. Essa área do cerébro é responsável por funções de execução cerebral como planejamento, controle de impulsos, atenção, e age como um filtro diminuindo estímulos que causam distração, que vêm de outras regiões do cérebro. Lesões ou baixa utilização dessa área podem reduzir a capacidade de uma pessoa de filtrar estímulos que causam distração, resultando em má organização, perda de atenção e aumento de procrastinação. Isso é similar ao papel do lobo pré-frontal no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), onde é comum a sua subutilização.

Procrastinação Acadêmica:

A procrastinação acadêmica não é um tipo especial de procrastinação, pensa-se que a procrastinação é particularmente prevalente em configurações ambientais acadêmicas, onde estudantes devem lidar com prazos para provas e trabalhos em um ambiente cheio de eventos e atividades que competem o tempo e atenção dos estudantes. Mais especificamente, um estudo de 1992 mostrou que "52% dos estudantes entrevistados indicaram ter uma necessidade, de moderada à alta, de ajuda em relação à procrastinação".

Alguns estudantes enfrentam a procrastinação devido à falta de gerenciamento de tempo ou técnicas de estudo, stress, ou porque se sentem sobrecarregados com seus trabalhos. Estudantes também podem lidar com a procrastinação por razões médicas como o TDA/TDAH ou uma desordem de aprendizado como a dislexia.

A situação é pior em nível de graduação, onde as condições são perfeitas para procrastinação e trabalho mental intangível com prazos flexíveis e, muitas vezes, objetivos auto-definidos. Muitas universidades oferecem aulas, treinamento e tutoria em técnicas de estudo para estudantes que estão enfrentando a procrastinação ou uma desordem de aprendizado. Estudantes com TDA ou desordens de aprendizado, geralmente estão aptos a considerações especiais como, por exemplo, tempo maior para fazer uma prova.

Tipos de Procrastinadores:
  • O tipo relaxado
Os procrastinadores do tipo relaxado vêem suas responsabilidades negativamente e fogem delas direcionando sua energia para outras tarefas. É comum, por exemplo, para uma criança procrastinadora do tipo relaxado, abandonar a sua lição de casa, mas não sua vida social. Esse tipo de procrastinação é uma forma de negação. O procrastinador evita situações que causariam desprazer, e, em vez delas, participa de situações mais prazerosas. Em termos Freudianos, esses procrastinadores se recusam a renunciar o princípio do prazer, em vez de sacrificarem-se no princípio da realidade. Eles podem aparentar não estarem preocupados com o trabalho e com prazos, mas isso é simplesmente uma forma de evasão.
  • O tipo tenso-nervoso
O procrastinador tipo tenso-nervoso normalmente sente-se dominado por pressão, irreal quando trata-se de tempo, incerto sobre seus objetivos e muitos outros sentimentos negativos. Sentindo que lhes falta a habilidade ou foco para completar seus trabalhos, eles dizem a si mesmos que precisam "desestressar" e relaxar, e que é melhor "ir com calma à tarde para começar de novo na manhã seguinte", por exemplo. O "relaxamento" do procrastinador desse tipo é geralmente temporário e inefetivo, e leva a até mais stress conforme o tempo vai se esgotando, prazos se aproximam e a pessoa se sente cada vez mais culpada e apreensiva. Esse comportamento vira um ciclo de atraso e fracasso, enquanto os planos e objetivos são deixados de lado e anotados "para amanhã" ou para a próxima semana repetidamente. Isto também traz um efeito debilitante em sua vida pessoal e suas relações. Como os procrastinadores desse tipo são incertos em relação à seus objetivos, eles muitas vezes se sentem desconfortáveis com pessoas confiantes e objetivas, o que pode causar depressão. Procrastinadores tensos-nervosos geralmente recolhem-se da vida social, evitando contato até mesmo com amigos próximos.
Agora que conhecemos a fundo sobre a Procrastinação vamos aprender alguns passos para superar este mal:
1. Reconheça que há mais dor em procrastinar do que em fazer o que tem de ser feito.
Você procrastina para evitar fazer algo difícil, complicado, estranho, novo. Mas logo irá perceber que a procrastinação causa muito mais dor do que fazer realmente o que precisa ser feito. Compreender a verdadeira quantidade de dor das suas escolhas fará com que mais facilmente supere a procrastinação.
2. Crie um fluxo.
Em vez de não fazer nada, comece a fazer qualquer coisa. Arrume o seu quarto, faça uma caminhada, lave a louça. Basta executar um conjunto de pequenas e simples tarefas para criar um fluxo positivo.
Dica: Organize seu ambiente de trabalho, um ambiente desarrumado reforça frequentemente a procrastinação.
3. Force-se a fazer o que precisa ser feito antes da urgência surgir.
Acredite, sua auto-estima irá subir ao se ver realizando a tarefa, quando você se sentir tentado pela procrastinação lembre-se da fantástica recompensa que obteve quando terminou.
4. Não encare sua tarefa como se fosse um bicho de 7 cabeças.
Não olhe para “o todo” do que tem de fazer. Uma das formas mais frequentes de procrastinação é quando nos sentimos moídos pela quantidade de coisas que temos de realizar. Tente separar aquilo que tem de fazer em pequenas tarefas, supere uma etapa de cada vez e não pense em descansar. Antes que perceba já estará no meio do caminho.
5. Mude os seus ideais.
Os problemas que o colocaram repetidamente num estado de procrastinação podem desaparecer se mudar a sua visão da realidade. Compreenda que você pode escolher o que fazer sobre si próprio e sobre o mundo. Você está aqui agora e tem o poder em suas mãos para escolher mudar os seus hábitos.
6. Negocie consigo mesmo.
Dica: Prometa a si mesmo que trabalhará em algo por apenas 5 minutos. Depois daqueles 5 minutos pode ir fazer outra coisa qualquer, se quiser. Mas coloque uma nota na sua agenda de quando é que voltará à tarefa e trabalhará outros 5 minutos nela.
Nesse processo você irá alcançando metas, e quando se deparar com o trabalho, ele estará feito.
Lembre-se: A procrastinação é o adiamento de uma ação daquele que acha que se dará bem em não fazer o que se deve. Mas o resultado final é mais doloroso do que própriamente seria a execução da atividade negada pelo procrastinador.
Eu como um procrastinador profissional acredito que a única coisa que nós procrastinadores não deixamos para depois é o hábito de procrastinar, hehe :D
Se serve de consolo para alguém, saiba que até mesmo Darwin era procrastinador, ele só terminou de escrever e publicar "A origem das espécies" porque outro cientista teve a mesma idéia dele e pediu que ele revisasse seu trabalho!
Outra curiosidade, procrastinação não é PREGUIÇA!
Simples: procrastinar quer dizer que você não quer terminar aquela tarefa específica. E enquanto você foge dela é capaz de fazer uma porção de outras coisas, não tão tediosas para você. Tem gente que corre dez quilômetros só para não lavar a louça. =P
Espero ter ajudado, Grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário