quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Existe Remédio para a Procrastinação


Não há uma pessoa entre nós que não procrastina, e isso é um fato da vida.
Nós pensamos que nós vamos fazer algo mais tarde, ou ler o romance clássico depois, aprender inglês mais tarde. Mas nós sempre superestimamos o quanto podemos fazer mais tarde.
Se o nosso eu atual não pode bater a procrastinação, por que o nosso futuro eu fará?
As pessoas parecem querer maneiras de vencer a procrastinação, para que elas possam realmente começar a focar.
Aqui está um guia rápido.
Porque Nós Procrastinamos
Vamos dar uma olhada rápida no que nos faz adiar. Há várias razões, que estão relacionadas de várias maneiras:
1. Queremos gratificação instantânea. Descansar no sofá é pensado como sendo mais agradável, agora, do que ir fazer uma corrida. Leitura de blogs é mais fácil, agora, do que ler um romance clássico. Verificação de e-mail ou Facebook é mais fácil, agora, do que fazer esse projeto que você vem adiando. Comer bolo de chocolate é mais saboroso, agora, do que comer vegetais.
2. Temos medo/terror de algo. Podemos ter medo, vamos falhar, ou um olhar ignorante ou estúpido. Estamos na maioria das vezes com medo do desconhecido, que tem mais poder, porque não examinamos esse medo – ele apenas se esconde no fundo de nossas mentes. Temendo algo que nos faz querer deixá-lo sem fazer ou adiar sequer pensar nisso e fazer algo fácil e seguro.
3. É fácil. Sem consequências negativas agora. Quando estávamos na escola e tinha um professor olhando sobre nossos ombros e repreendendo-nos se nós não fizéssemos o nosso trabalho, nós tendíamos a fazer o trabalho. Mas quando chegamos em casa, às vezes, ninguém estaria olhando por cima do ombro … por isso não houve nenhuma consequência negativa imediata para assistira  TV ou jogar vídeo game em seu lugar. Claro, teríamos uma amanhã de má qualidade, mas isso não era agora. O mesmo é verdadeiro usando a Internet ou fazendo outros tipos de procrastinação de tarefas – nós vamos pagar por isso mais tarde, mas agora, ninguém está ficando com raiva de nós.
4. Nós superestimamos o nosso próprio futuro. Muitas vezes temos uma longa lista de coisas que pretendemos fazer, porque achamos que podemos fazer muita coisa no futuro. A realidade é geralmente um pouco pior do que esperávamos, mas isso não nos impede de pensar que no futuro será diferente, mais uma vez. Pela mesma razão, nós achamos que é OK procrastinar, porque nós vamos fazer isso mais tarde, com certeza. O nosso próprio futuro será incrivelmente produtivo e focado! Exceto, o nosso próprio futuro também será preguiçoso, e não vamos fazê-lo também. Dane-se o próprio futuro.
Quatro Soluções Poderosas
Agora que sabemos os problemas, as soluções não são difíceis de descobrir.
1. Pare e pense. Quando permitimos que os pensamentos acima fluem sem realmente ter consciência deles, nós procrastinamos. Quando nós realmente paramos e pensamos sobre esses pensamentos, podemos racionalmente ver que eles estão errados. A gratificação imediata ou comer junk food pode-nos levar a problemas mais tarde. Os temores são exagerados e não devem ficar no nosso caminho. Não ter consequências negativas agora não significa que não haverá consequências mais tarde. O nosso próprio futuro não é tão ruim como gostamos de pensar. Então, pense no que você está fazendo, e comece a fazer a coisa mais racional. Use as estratégias a seguir, mas o pensamento é o começo.
2. Aprecie o processo. Quando nós encaramos algo difícil no qual iremos agir, nós queremos pular fora – mas em vez disso, nós podemos aprender a gostar dele, não vai ser tão difícil ou horrível. Coloque-se no momento, e aproveite cada ação. Por exemplo, se você quiser sair para correr, não pense sobre a corrida difícil pela frente, mas em colocar seus tênis – aprecie a simplicidade da ação. Em seguida, se concentre em abrir a porta – o que não é difícil. Então foque no aquecimento com uma caminhada rápida ou corrida leve – que pode ser agradável e encantadora. Então, sinta as pernas aquecendo quando você começar a correr um pouco mais rápido, e desfrute do ar livre. Este processo pode ser feito com qualquer coisa, desde lavar pratos à leitura, à escrita. Divirta-se no momento, sem pensar no futuro com as coisas que você teme, e a atividade pode ser divertida e muito agradável mesmo. E se for, você não vai deixá-la de fazer.
3. Estabeleça a responsabilidade. Se ninguém está olhando por cima dos ombros, tendemos a nos deixar afrouxar. Então crie um ambiente à prova de procrastinação – encontre pessoas para responsabilizá-lo. Você pode fazer isto para qualquer coisa: para correr, parar de fumar, escrever um romance. Você pode até mesmo usar apenas seus amigos e família no Facebook ou no e-mail.
4. Bloqueie o seu próprio futuro. Seu próprio futuro é tão susceptível em deixar as coisas sem fazer. Use um programa para bloquear o seu acesso à Internet para uma quantidade predeterminada de tempo, para que o seu próprio futuro tenha realmente um foco, em vez de ler blogs. Desligue sua TV a cabo, se livre da comida lixo em sua casa, corte os cartões de crédito … o que for preciso para torná-lo muito duro para o seu próprio futuro procrastinar ou ceder à tentação, ou pelo menos forçar o seu próprio futuro fazer uma pausa e pensar antes de fazer qualquer coisa idiota.
Uma Mentalidade Diferente
Três outras coisas, que deve ser dito sobre a procrastinação:
1. Faça o que o excita. Se você faz o que você está animado com a maioria do tempo, você estará menos suscetível de não fazê-lo. Concentre-se no porque te excita, mais do que os aspectos temidos da atividade. Eu faço isso e minha procrastinação é menor do que nunca.
2. Procrastine produtivamente. Se você estiver deixando para depois, faça outras coisas produtivas, em vez disso. Então, se você não quiser fazer o seu projeto, pelo menos, faça algumas tarefas menores. Leia mais.
3. Às vezes, a procrastinação é OK. Eu não sou anti-procrastinação, em tudo. Este guia é para aqueles que querem vencer. Ler o material na internet que eu estou interessado não é uma coisa ruim. Às vezes, nós somos propensos a procrastinação. Mas outras vezes, você pode querer ficar fora dessa preguiça e realmente conseguir alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário