quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

No que Você se Diferencia?

No que Você se Diferencia?
http://www.abtd.com.br - Data da Publicação: 04/01/2011

Por ALBERTO RUGGIERO


Temos sido desafiados cada vez mais a atingir objetivos estratégicos e dinâmicos ao passo que enfrentamos desafios complexos que clamam por novos conhecimentos, valores, comportamentos e competências. Consequentemente, lidar com mudanças é a prioridade número um. O profissional atual tem que compartilhar conhecimento com sua equipe para que possa compreender, aprender e agir.

Essa nova habilidade ou atitude poderia ser chamada de conhecimento flexível. Ela inclui habilidades, valores e competências fundamentais, ainda não ensinados, não reconhecidos, não percebidos e, na maioria das vezes, não recompensados, que dão condições eficazes e eficientes de trabalho às pessoas, para atingirem suas metas organizacionais. E grande parte do conhecimento flexível será realizada por meio do treinamento informal.

Para que essas novas habilidades sejam incorporadas ao cotidiano de qualquer profissional, faz-se imperativo o autoconhecimento. Por que falar em autoconhecimento? Porque todos nós devemos nos ocupar em desvendar o ser humano que está por trás do profissional.

Como liderar e gerenciar os outros se nem sei ao certo qual o meu estilo gerencial? E ao nível de relacionamento interpessoal? Como é minha interação com os outros? E quanto a mim mesmo? Sei no que estou bem e o que devo melhorar em termos de liderança e gestão? Sei no que devo melhorar enquanto profissional?

Para gerenciarmos com competência e eficácia, é necessário refletir sobre a impressão que causamos aos outros, principalmente àqueles que lideramos e traçar um paralelo com os resultados que estamos obtendo versus o nosso modo de conduzir a equipe.

Agora pense: o que você gostaria de ouvir sobre sua atuação como líder? O que você está fazendo para construir uma visão positiva sobre o seu futuro? O que está fazendo de relevante para que as pessoas o considerem um líder especial? Ou um profissional especial?

Portanto, o foco de qualquer profissional na atualidade é o futuro. Na medida em que ele faz uma previsão onde o futuro está e quais as oportunidades de crescimento, pode tomar atitudes específicas para que este futuro aconteça.

Estar conectado com as mudanças, ter sensibilidade contextual, saber decifrar e se ajustar a condições mutantes deve ser uma das competências mais importantes para que o líder crie o sucesso sustentado da organização e de seus talentos. Só é possível enfrentar o futuro se os talentos da organização estiverem conectados com os desafios do novo ambiente.

Especialista em desenvolvimento e comportamento organizacional com foco em projetos de transformação de pessoas transformação das forças de trabalho organização e estratégia da mudança e projetos de gestão da mudança É co-autor do livro Liderança e Motivação: Caminhos e resultados

FONTE: http://portal.abtd.com.br/portal/801/artigo/No-que-Voce-se-Diferencia.html?utm_source=MinutoTeDe&utm_medium=email_e&utm_campaign=00024_20110120&utm_term=artigo&utm_content=No-que-Voce-se-Diferencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário