quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dicas de Leila Navarro para palestrantes iniciantes

Recebi inúmeras perguntas sobre como iniciar a carreira e se tornar um palestrante de sucesso. Estamos finalizando mais um ano e resolvi juntar aqui algumas dicas importantes e relevantes para você levar em consideração ao refletir sobre seu projeto profissional para 2011.
1) Fazer de cada palestra a melhor de sua vida. Como? Coloque em cada palestra a emoção da primeira, mas com a responsabilidade, o conhecimento, a experiência e a emoção como se fosse a ultima palestra de sua vida.
2) Superar-se em cada apresentação. Não em relação a outros palestrantes, mas em relação a si mesmo, em relação a ultima palestra que deu. O meu objetivo é escutar do contratante no final da palestra: você superou minhas expectativas!
3) Procurar ver outros palestrantes em ação (nacional e estrangeiros) e anotar tudo com muita atenção para saber o que não deve fazer e criar o seu estilo. O seu diferencial é sua garantia de sucesso. Já aconteceu de algumas vezes o contratante me liberar do briefing e dizer: eu quero que você seja Leila Navarro. É neste momento que você percebe que se tornou uma marca, um modelo a ser seguido. E para um palestrante isto é muito importante.
4) Acho que um palestrante que quer projeção não deve ele mesmo negociar suas palestras, mesmo porque, para ser bom, não da tempo de ficar fazendo vendas, negociações, etc… pois a maior parte do tempo você deve investir em si, no seu desenvolvimento como pessoa, aprimorando seu conhecimento técnico, investindo em inovação, em produtos associados, etc…
5) Nunca repreender o publico. Se o publico aquele dia esta agitado ou desatento demais , não o culpe, repita internamente: “nada muda se eu não mudar” e, então, inove, quebre o protocolo, surpreenda , inspire, mude o clima, faça a diferença. Naquele momento você está no comando, ASSUMA .
6) Dar palestras gratuitas – no inicio de sua carreira se prepare bem e dê grandes palestras gratuitas para pessoas gratas, mas tenha bem em mente que não é porque você não vale, é para você se mostrar, praticar, aprender a tranquilidade de ter pessoas gratas lhe assistindo. Isto lhe ajudará a desenvolver sua autoconfiança e humildade, pois no final você também aplaudirá o publico em pé de satisfação .
7) Esteja na mídia eletrônica, nas redes sociais, site, blog… cada vez mais vejo que isto hoje faz a diferença, invista.
8 ) Assessoria de imprensa. Eu sempre tive, pois acredito que faz diferença, abre mercado, visão e portas. As vezes esta pessoa até pode funcionar como um coach também. (e uma sugestão que dou aos assessores é terem uma formação também de coach, isto faz muita diferença )
9) Livro. Acredito que todo palestrante deve escrever, ao menos, um livro para expor suas idéias.
10) Saber brifar bem o cliente, com consciência e ciência. Você não dá palestra para si, mas para o cliente e para o publico.
11) E, para terminar, visualize, sonhe alto, vá em frente. VOCÊ PODE!

http://www.leilanavarro.com.br/blog/2010/12/dicas-para-palestrantes-iniciantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário