sexta-feira, 20 de julho de 2012

Estratégia - A missão



Um plano estratégico começa com uma missão empresarial claramente definida.
Mintzberg define uma missão como se segue:
"A missão descreve a função básica da organização na sociedade, em termos de produtos e serviços que produz para seus clientes".
Uma missão empresarial clara devem ter cada um dos seguintes elementos:

As declarações de missão
Tomando cada elemento do diagrama acima, por sua vez, o que deve conter uma boa missão?
(1) Objetivo Um
Por que o negócio existe? É para criar riqueza para os acionistas? Ele existe para satisfazer as necessidades de todas as partes interessadas (incluindo funcionários, ea sociedade em geral?)
(2) Âmbito A Estratégia e Estratégico
Uma declaração de missão fornece a lógica comercial do negócio e assim define duas coisas:
- Os produtos ou serviços que oferece (e, portanto, a sua posição competitiva)
- As competências através do qual tenta ter sucesso e seu método de competir
Âmbito estratégico de uma empresa define os limites de suas operações. Estes são definidos pela administração.
Por exemplo, esses limites podem ser definidos em termos de geografia, mercado, método de negócio, etc O produto de gestão de decisões fazer cerca de âmbito estratégico definir a natureza do negócio.
(3) Políticas e Normas de Comportamento
A missão precisa ser traduzida em ações cotidianas. Por exemplo, se a missão empresarial inclui entrega de "excelente serviço ao cliente", então as políticas e normas devem ser criados e monitorados que a entrega de teste.
Estes podem incluir o acompanhamento da velocidade com que as chamadas telefônicas são respondidas nas vendas call center, o número de reclamações recebidas de clientes, ou a extensão de feedback positivo dos clientes através de questionários.
(4) Valores e Cultura
Os valores de uma empresa são os básicos, muitas vezes não-declarados, crenças das pessoas que trabalham na empresa.Estes incluem:
• Princípios de Negócios (política social, por exemplo, compromissos com os clientes)
• Lealdade e compromisso (por exemplo, são empregados inspirados a sacrificar seus objetivos pessoais para o bem do negócio como um todo? E se o negócio demonstrar um alto nível de compromisso e lealdade para com seu pessoal?)
• Orientação sobre o comportamento esperado - um forte senso de missão ajuda a criar um ambiente de trabalho onde há um propósito comum
Que papel a desempenhar missão no planejamento de marketing?
Na prática, uma declaração de missão forte pode ajudar de três maneiras principais:
• Ele fornece um esboço de como o plano de marketing deve procurar cumprir a missão
• Ele fornece um meio de avaliação e triagem do plano de marketing;? são decisões de marketing consistente com a missão
• Ele fornece um incentivo para implementar o plano de marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário