sexta-feira, 20 de julho de 2012

Competências essenciais



Introdução
As competências essenciais são esses recursos que são críticos para uma empresa alcançar vantagem competitiva. O ponto de partida para a análise de competências essenciais é reconhecer que a concorrência entre as empresas é muito mais uma corrida para o domínio de competência, como é para posição de mercado e poder de mercado. A alta administração não pode incidir sobre todas as atividades de um negócio e as competências necessárias para realizá-las. Assim, o objetivo é para a gestão de chamar a atenção para as competências que realmente afetam a vantagem competitiva.
A obra de Hamel e Prahalad
As principais idéias sobre as competências essenciais foram desenvolvidos por CK Prahalad e Hamel G através de uma série de artigos na Harvard Business Review, seguido por um livro best-seller - . Competindo pelo Futuro A idéia central era que ao longo do tempo as empresas podem desenvolver áreas-chave de conhecimentos que são distintos para que empresa e essencial para o crescimento da empresa a longo prazo.
"Nos anos 1990, os gestores vão ser julgados pela sua capacidade de identificar, cultivar e explorar as competências essenciais que tornam o crescimento possível -. Na verdade, eles vão ter que repensar o conceito da empresa que eu ' CK Prahalad e Hamel 1990 G
Estas áreas de especialização podem ser em qualquer área, mas são mais propensos a desenvolver nas críticas, áreas centrais da empresa, onde os mais valor é agregado aos seus produtos.
Por exemplo, para um fabricante de equipamentos eletrônicos, as principais áreas de atuação poderia ser na concepção dos componentes e circuitos eletrônicos. Para um fabricante de cerâmica, que poderiam ser as rotinas e processos no coração do processo de produção. Para uma empresa de software das competências-chave pode estar na simplicidade global e utilidade do programa para os usuários ou, em alternativa, a alta qualidade da escrita de código de software que alcançaram.
Competências essenciais não são vistos como sendo corrigido. Competências essenciais devem mudar em resposta a mudanças no ambiente da empresa. Eles são flexíveis e evoluem ao longo do tempo. Como uma empresa evolui e se adapta às novas circunstâncias e oportunidades, assim suas competências centrais terão de se adaptar e mudar.
Identificar competências essenciais
Prahalad e Hamel sugerem três fatores que ajudam a identificar as competências essenciais em qualquer negócio:
O que a Core Competence alcançar?
Comentários / Exemplos
Fornece acesso potencial a uma ampla variedade de mercados
As principais competências-chave são aquelas que permitem a criação de novos produtos e serviços.
Exemplo: Por que a Saga estabelecida como uma liderança forte no fornecimento de serviços financeiros (seguros, por exemplo) e feriados para a geração mais velha?
Competências essenciais que permitem Saga para entrar em mercados aparentemente distintos:
- Proposta da marca Limpar distintivo que se concentra exclusivamente em um grupo de clientes estreitamente definida
- Principais habilidades de marketing direto - gestão de dados;-mails direto campanhas; chamar de conversão de vendas centro
- Habilidades em gestão de relacionamento com cliente
Faz uma contribuição significativa para os benefícios percebidos dos clientes do produto final
As competências essenciais são as habilidades que permitem a uma empresa para fornecer um benefício ao cliente fundamental - em outras palavras: o que é que faz com que os clientes a escolher um produto em detrimento de outro? Para identificar as competências essenciais em um mercado particular, perguntas como "porque é que o cliente disposto a pagar mais ou menos por um produto ou serviço do que outro?" "O que é um cliente realmente pagando?
Exemplo: Por que a Tesco foi tão bem sucedida em capturar a liderança do mercado de compras online?
As competências essenciais que significam os clientes valorizam a experiência Tesco.com tão altamente:
- Desenhar e implementar sistemas de abastecimento que efetivamente ligam lojas existentes com o site web Tesco.com
- Habilidade para projetar e fornecer uma "interface do cliente", que personaliza as compras online e torna mais eficiente
- Infra-estrutura de entrega confiável e eficiente (picking de produtos, distribuição, manipulação de satisfação do cliente)
Difícil para os concorrentes imitar
Uma competência essencial deve ser "competidor original" : Em muitas indústrias, a maioria das habilidades pode ser considerado um pré-requisito para a participação e não fornecem qualquer diferenciação importante concorrente. Para se qualificar como "core", a competência deve ser algo que outros concorrentes gostariam de ter no seu próprio negócio.
Exemplo: Por que a Dell tem uma posição forte no mercado de computador pessoal?
As competências essenciais que são difíceis para a concorrência imitar:
- Cliente on-line "bespoking" de cada computador construído
- Minimização de capital de trabalho no processo de produção
- fabricação de alta qualidade e distribuição - produtos confiáveis ​​a preços competitivos
Uma competência que é central para as operações do negócio, mas que não é excepcional, de alguma forma não deve ser considerado como uma competência essencial , uma vez que irá não diferenciar a empresa de quaisquer outras empresas semelhantes. Por exemplo, um processo que utiliza componentes de computador comum e é composta por pessoas com apenas a formação básica não pode ser considerada como uma competência essencial. Tal processo é altamente improvável para gerar uma vantagem diferenciada sobre as empresas rivais. No entanto, é possível desenvolver tal processo em uma competência essencial com um investimento adequado em equipamentos e treinamento.
Segue-se a partir do conceito de competências essenciais que os recursos que são padronizados ou facilmente disponíveis não permitem uma empresa para alcançar uma vantagem competitiva sobre os rivais.

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