sexta-feira, 20 de julho de 2012

Estratégia: análise SWOT - introdução



A análise SWOT é um método para analisar uma empresa, seus recursos e seu meio ambiente.
SWOT é comumente usado como parte do planejamento estratégico e olha:
  • Forças internas
  • Fraquezas internas
  • Oportunidades no ambiente externo
  • Ameaças no ambiente externo
SWOT pode ajudar a gestão de uma empresa descobrir:
  • O que a empresa faz melhor que a concorrência
  • O que os concorrentes fazem melhor do que o negócio
  • Se o negócio é aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis
  • Como uma empresa deve responder às mudanças em seu ambiente externo
O resultado da análise é uma matriz de fatores positivos e negativos para a gestão de abordar:
Fatores positivos
Fatores negativos
Os fatores internos
Pontos Fortes
Deficiências
Fatores externos
Oportunidades
Ameaças
O ponto chave para se lembrar sobre SWOT é que: Pontos fortes e fracos
  • São internos ao negócio
  • Relacionar-se com a situação atual
Oportunidades e ameaças
  • São externas ao negócio
  • Relacionar-se com mudanças no ambiente que irá impactar o negócio

Usando análise SWOT

Não há ponto de produzir uma análise SWOT, a menos que ele é acionado! A análise SWOT deve ser mais do que uma lista - é uma técnica analítica para apoiar as decisões estratégicas
Estratégia deve ser concebido em torno de pontos fortes e oportunidades
As palavras-chave são combinar e converter :
Como usar a análise SWOT

Um desafio fundamental para qualquer negócio é converter fraquezas em forças. Por exemplo:
FraquezaResposta Possível
Tecnologia ultrapassadaAdquirir concorrente com tecnologia de ponta
Défice de competênciasInvista em recrutamento, treinamento e mais eficaz
Dependência excessiva de um único produtoDiversificar o portfólio de produtos pela entrada em novos mercados
Má qualidadeInvista em garantia de qualidade
Custos fixos elevadosExamine o potencial para terceirização ou offshoring
Não se esqueça que, para cada ameaça, a mesma mudança representa uma oportunidade para os negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário