domingo, 30 de dezembro de 2012

Como estabelecer metas de vendas que estimulem meus funcionários?


Por Sebrae-SP • Publicado em 15/06/2012 12:03:04

Sempre que uma data comemorativa se aproxima, há o aumento da expectativa dos empresários quanto às vendas. Há, também, uma certa apreensão entre os vendedores, principalmente quando se estabelecem metas de vendas. Nessas horas, para manter a qualidade dentro e fora da empresa, é preciso focar no cliente.
Quando o assunto é atender clientes, a melhor meta profissional que pode ser estabelecida é buscar a excelência. Por isso, metas construtivas para o varejo são aquelas que criam na empresa diferencial competitivo, onde o cliente é surpreendido pela boa qualidade do atendimento.

Toda meta, inclusive de vendas, deve ser realista, específica e mensurável. Ou seja, precisa, necessariamente, ter condição de ser atingida, ou corre o risco de virar frustração. Também deve ter condição de ser colocada no papel e ser entendida por todos, ter formas de medição e prazo pré-estabelecido para cumprimento.

É fundamental que o empresário mantenha os pés no chão. Estabelecer vendas muito superiores à média de venda atingida dos anos anteriores pode gerar desconfiança e insatisfação nos funcionários, que acabam não se esforçando para alcançá-las, uma vez que parecem inatingíveis.

Também esteja atento para sete pecados capitais que podem ser cometidos por seus vendedores e que, certamente, afastarão seus clientes: apatia, má vontade, frieza, jogo de responsabilidade, desdém, robotismo e apego demasiado às normas.

Da mesma forma, comportamentos do gestor podem levar a essas reações dos funcionários. Por isso, evite: falta de feedback, falta de planejamento nas atividades, repreensão do funcionário em público e pressão demasiada ao tratar com o colaborador.

Não apenas frente às metas, o empresário precisa sempre estar atento ao ambiente de trabalho oferecido aos funcionários. Preze por um ambiente sadio, seguro e cordial. Seu funcionário deve trabalhar em um estrutura organizacional que permita desenvolver as atividades para as quais foi contratado e, assim, transformá-las em resultados.

Está com dúvidas sobre a gestão de sua empresa? Envie sua pergunta para duvidadoempreendedor@sebraesp.com.br

Fonte: http://www.aceguarulhos.com.br/content.php?m=20120615120304

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