quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Inovação como vantagem competitiva


O principal item a ser considerado por uma empresa nesse caso é a cultura de inovação, como explica Patricia Salviato


Aos olhos do consumidor está cada vez mais difícil de identificar o que diferencia uma marca da outra. É uma sutileza aqui, um toque ali e uma dificuldade gigante em definir qual a melhor solução na  aquisição de um novo produto ou serviço.

O uso da inovação como vantagem competitiva tem sido pauta fixa em reuniões das grandes organizações, na busca de constituir benefícios diferenciados aos clientes. Mas a pergunta que não quer calar é: como fazer? Existem no mercado diversas metodologias capazes de proporcionar soluções diferenciadas para as empresas interessadas, mas o principal item que deve ser levado em consideração é a cultura de inovação.

Essa cultura é capaz de transformar um ambiente, desenvolvendo um DNA inovador em que cada colaborador seja capaz de respirar inovação espontaneamente, onde se tenha um verdadeiro exército de pessoas buscando soluções com o foco “do cliente”. Isso sim constitui um diferencial competitivo.

Organizações que realmente utilizam a inovação como vantagem competitiva investem esforços em questões culturais, desenvolvendo suas equipes e indo muito além de ter um “grupo de pensadores” trancados em uma sala diferenciada acreditando ter soluções para virar o jogo no mercado.

O verdadeiro diferencial competitivo está em possuir colaboradores com pensamento diferenciado, com olhar inovador em um ambiente aberto e comprometido em reinventar-se constantemente.

Patricia Salviato é psicóloga, gestora de inovação em grandes organizações, professora de gestão da inovação na ESPM e cofundadora do blog inovaqui.com.br

Portal HSM
04/09/2012 


Fonte: http://www.hsm.com.br/editorias/inovacao/inovacao-como-vantagem-competitiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário