quarta-feira, 5 de setembro de 2012

7 competências fundamentais na carreira


Visão de negócio, trabalho em equipe e liderança estão entre as características mais buscadas nos profissionais.
Por Rômulo Martins
7 competências fundamentais na carreiraQuando consultamos uma vaga em um site de empregos ou outras fontes especializadas, grosso modo, deparamo-nos com os pré-requisitos técnicos exigidos pela empresa para concorrer à oportunidade. Mas uma vez ou outra você já deve ter observado também expressões do tipo “necessário trabalhar em equipe e sob pressão”. Quando não, os profissionais mais informados e perspicazes vão perceber, durante a fase presencial do processo seletivo, quais as características mais miradas pela organização para ocupar tal cargo.
As competências exigidas vão depender do cargo, área e ramo da empresa, dizem especialistas em carreira e recursos humanos. Mas algumas delas são tão necessárias e importantes que serão requeridas em quaisquer companhias. O sócio-diretor da DRH Talent Search, Carlos Bitinas, e a professora de MBA da Brazilian Business School, Irene Azevedo, falam sobre elas.
1. Visão de negócio
É preciso “ver além da mesa”, diz Carlos Bitinas. “À medida que o profissional cresce em sua área de atuação precisa adquirir visão de negócio, ou seja, enxergar o funcionamento do seu departamento, o cliente, a empresa, o mercado”. Quem quer subir degraus na carreira também precisa ter esta competência, afirma Bitinas.
2. Trabalho em equipe 
Atividades em grupo requerem aptidão para lidar com gente, que possuem personalidades e modos diferentes de trabalhar. O desafio aqui é alcançar os resultados em grupo, administrando as diferenças, sendo flexível.
3. Liderança
“Existe técnica para liderar”, afirma Bitinas. “Aqui entra o ingrediente que é o poder de influenciar a relação entre as pessoas, ou seja, conduzir pessoas ou projetos em direção a um objetivo.”
4. Autoconhecimento 
O bom profissional deve ter consciência de suas habilidades e pontos frágeis. Segundo Bitinas, é preciso descobrir quais são suas fontes de motivação. O nível de excelência no trabalho depende disso, afirma o sócio-diretor da DRH Talent Search.
5. Atitude (o “a” do CHA)
O profissional completo reúne o que se chama de CHA (conhecimentos, habilidades, atitude). Para Irene Azevedo, da BBS, o “a” do CHA, ou seja, a atitude, é uma das principais competências exigidas do profissional hoje.
6. Voltado a resultados
Ninguém sobrevive no mercado de trabalho sem entregar resultados. Salvo os profissionais privilegiados, esta entrega se dá em curto prazo. “Vale para todas as posições. Quem está no início de carreira não deve deixar de pensar nisso”, diz Bitinas.
7. Resiliência; adaptabilidade
Irene diz que é preciso resiliência para suportar as pressões do mercado de trabalho. É necessário ainda adaptar-se à cultura e aos mecanismos de funcionamento de sua área para sobreviver no mundo corporativo, aponta a professora da BBS.

Veja como adquirir as competências que as empresas buscam!
Algumas habilidades são natas, mas isso não significa que elas não possam ser adquiridas ou melhoradas.
Por Rômulo Martins
Como adquirir as competências que as empresas buscamTrabalho em equipe, resiliência, liderança e tantas outras habilidades estão no rol das exigências das empresas para ocupar um cargo ou galgar posições. Mas como adquirir essas competências? Elas são natas ou podem ser desenvolvidas? Segundo consultores de carreira e recursos humanos alguns profissionais já têm uma predisposição natural para dadas características.
Mas os que se sentem desafortunados não devem se desesperar. Existem, sim, diversas ferramentas - formais ou não - para o desenvolvimento e aquisição de competências exigidas pelo mercado de trabalho. É fundamental, no entanto, ter clareza das habilidades a serem melhoradas.
Para Carlos Bitinas, sócio-diretor da DRH Talent Search, existem três maneiras de adquirir as competências que o mercado busca.
1. Caminho formal
Quem deseja aprender a cozinhar pode buscar um curso de Gastronomia, correto? Este é um exemplo de caminho formal para a aquisição de competências. Ou seja: você pode absorver ou desenvolver habilidades por meio de cursos, palestras, treinamentos. Mas também, por meio de leituras ou de um intercâmbio profissional.
2. Observação
O bom profissional consegue aprender e adquire certos conhecimentos apenas observando o que seus pares ou chefe fazem. “É aquele que enxerga além da mesa, ou seja, não olha para o próprio umbigo”, diz Carlos Bitinas. Aprender pela observação é mais que uma forma de adquirir competências, é uma virtude.
3. Prática
A prova real, porém, é no dia a dia. São as atitudes e a maneira de conduzir, administrar e executar tarefas que dirão ou não se você possui as competências necessárias para ocupar um cargo. Lembrando que: o mercado muda constantemente, portanto, novas habilidades podem ser exigidas do profissional a cada dia.
Recursos
O coaching é um dos mecanismos de avaliação que ajudam o profissional a se conhecer melhor. Portanto, é também uma ferramenta para a aquisição ou desenvolvimento de competências. “É preciso, no entanto, um plano de ação estratégico e assertivo que efetivamente corrija um problema ou desenvolva uma habilidade”, pondera Irene Azevedo, professora de MBA da Brazilian Business School.
Outro instrumento é o mentoring, em que o profissional recebe o auxílio de um orientador de carreira. Irene aponta que a terapia em grupo pode ser também uma alternativa eficaz para a tomada de consciência e desenvolvimento de competências, como o autoconhecimento.
Para ela, cursos e palestras ajudam a reparar algumas dificuldades, mas os profissionais que precisam melhorar ou adquirir habilidades devem recorrer a ferramentas estruturadas, como o coaching. Irene frisa que o feedback é imprescindível para monitorar o desenvolvimento de competências. “Nem que seja do chefe. O líder faz o papel de direcionar o profissional.”



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