sábado, 10 de setembro de 2011

Valores da Convivência - Palas Athena


Um estímulo da Profª. Maria Fernanda Bernardes Dias de Oliveira, que ministra  o tema A comunicação na ética da vinculação, baseada na Comunicação Não Violenta, segue nos dois próximos parágrafos: 


·  Nós podemos escolher como ouvimos

Nós podemos sempre  escolher a maneira como ouvimos a outra pessoa.
Se eu interpreto o que ele ou ela está dizendo como um ataque a mim, reagirei defensivamente. Sempre que ouvir uma crítica buscando saber quem está certo ou errado, desperdiçarei meu tempo irritado, estressado.
Quando em vez disso, eu me focar em ouvir os sentimentos e necessidades que estão "escondidos" pelo que está sendo dito, imediatamente me reconecto com a minha vontade de contribuir, que vive em todo ser humano.


· Namastê, antiga forma de cumprimentar da tradição sul-asiática
Significa " Reverencio a ti", "Reverencio este lugar em ti onde habita o universo inteiro, onde tu e eu somos um".
A expressão Namastê normalmente é acompanhado por uma inclinação ligeira da cabeça, as palmas das mãos abertas e unidas entre si, ante o peito.
Na prática de Comunicação Não Violenta me parece existir um "Namaste" implícito, oculto. Ele acontece no momento em que encontro e reconheço o lugar onde eu e tu somos um - o lugar das necessidades humanas universais - e ao reconhecê-lo reverencio a vida que pulsa em cada um de nós nesse momento. 
Reverencio este lugar em ti onde habita o universo inteiro.

Para aguçar a percepção do sentido da convivência e respeito pela dignidade humana ressaltado nessas linhas, encaminhamos abaixo o link de uma pequena animação que apresenta de forma dramática a escalada da violência em uma relação onde convivência e respeito não são praticados:



Sempre ao seu dispor, enviamos grande abraço! Ótimos momentos,

Lucia Benfatti – Secretaria de programas educacionais
Pedro Kelson Batinga – Projetos e parcerias

(Recebido por e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário