sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O PODER DAS PERGUNTAS

23/09/2011 - 19:25:52
O PODER DAS PERGUNTAS
Alberto Mistrello


Há muito tempo a humanidade vem buscando respostas para suas dúvidas mais instigantes. Por ser um mamífero dotado de capacidade de raciocínio e construção de idéias, o ser humano duvida por natureza e está sempre em busca da solução dos enigmas que por muitas vezes foram criados por sua própria capacidade de duvidar. A dúvida passou então a ser sinal de crise, insegurança e hesitação. Neste ambiente as respostas ganharam grande valor. Multidões passaram a seguir alguns que pareciam ter o mágico dom de responder com coerência e simplicidade as mais difíceis e complexas questões.

O mundo vem evoluindo a uma velocidade nunca vista. Complexas redes de informações interligam culturas, crenças e filosofias em segundos. Por mais paradoxal que seja, nesta época de uma quantidade de respostas jamais vistas, aumentaram-se as dúvidas numa proporção descontrolada. A certeza e a resposta passam a ser sinal de imaturidade, inflexibilidade e incoerência.

Como conseqüência direta desta fantástica quantidade de variáveis no mundo social e dos negócios, a pergunta se tornou muito mais importante do que a resposta. Saber perguntar se tornou estratégico, pois alavanca uma das mais cobiçadas qualidades do ser humano na era do conhecimento: A CAPACIDADE DE APRENDER! Por mais incrível que possa parecer, na Era do Conhecimento é permitido NÃO SABER, porém é inconcebível NÃO PERGUNTAR.

É extraordinário imaginar a força que exerce sobre nossa capacidade de raciocinar e argumentar, quando estamos diante de um simples: POR QUÊ? Esta expressão que a princípio pode parecer simples, é o estopim de uma reação em cadeia fabulosa em nossa capacidade de conhecer, planejar, preparar e executar aquilo que estamos pensando, pelo simples temor de que ao final de uma resposta brilhante poderá vir um novo: POR QUÊ?

Portanto, nosso Planejamento Estratégico terá que evoluir de um guia com as RESPOSTAS e orientações mais importantes para nosso sucesso em um determinado período, para um conjunto das PERGUNTAS que devemos fazer para garantir nosso crescimento sustentável, todos os dias!

O segredo então passa ser escolher com coerência e estratégia, a QUEM devo perguntar. Existem perguntas que devo fazer a mim mesmo, e muitas outras que devo fazer a todos os ENVOLVIDOS com meu sucesso: meus clientes e os clientes deles, parceiros, líderes, recursos, concorrentes, futuro, passado, e etc. Uma dica importante é não se deixar levar pela força irresistível das respostas que estas perguntas vão nos trazer e ser capaz de questionar de novo, sem medo de duvidar.

Para inaugurar esta nova fase da Era do Conhecimento, onde a PERGUNTA é geradora de AÇÃO, REAÇÃO e SUCESSO, lhes perguntamos: QUAL É O SEU PAPEL?

Quando penso que sei todas as respostas, mudam-se as perguntas.
Charles Chaplin

http://www.grethes.com.br/artigos/ler.php?id=35


Nenhum comentário:

Postar um comentário