terça-feira, 21 de junho de 2011

LIDERANÇA COLABORATIVA - Novas atitudes para obter Colaboração e Comprometimento das Equipes

Domi Muller
Pós graduado em marketing e empreendedor nas áreas de tecnologia, construção civil e educação para a vida, franqueado Associado para Gramado e Caxias do Sul do Dale Carnegie Training, empresa presente em mais de 80 países. Fundador da rede social www.spiritin.com e da empresa de investimentos DVS Capital Ltda.
Irá ministrar a palestra: LIDERANÇA COLABORATIVA - Novas atitudes para obter Colaboração e Comprometimento das Equipes, na Sociedade Recreio Gramadense, à partir das 18h, dia 19/08. O ingresso é 2 kg de farinha ou açúcar, em benefício dos Parceiros Voluntários, que produzirão biscoitos para serem doados à alguma entidade carente. Abaixo segue uma pequena entrevista com o palestrante.
Foto divulga    o 11.2008
Quantas pessoas já formou no  Programa de Capacitação  Dale Canergie em Gramado?  
No primeiro semestre de 2010 completamos  a marca de 500 lideranças formadas aqui na serra gaúcha(Gramado e Canela).
Como você vê a região do ponto de vista da formação  em treinamentos extracurriculares?
Por ter vivenciado a região de Caxias do Sul em 2006 e agora em 2010 percebo que nossa região de Gramado está na mesma situaçao de Caxias do Sul quatro anos atrás.  Como isto se deu: Em 2006 havia uma visão de que as pessoas deveriam se capacitar para as empresas,  e como havia mão de obra sobrando, as empresas podiam escolher quem batia em suas portas sem precisar investir nelas. Passados quatro anos, as empresas descobriram que precisam investir na capacitação das pessoas, prepará-las, incentivá-las a crescer e retê-las. Isto está se tornando um ciclo virtuoso, pois os colaboradores crescem com as empresas e as empresas crescem com pessoas capacitadas. Os curriculos melhoram e batem a porta das empresas pessoas mais preparadas. Em nossa região(Gramado e Canela) nossas lideranças investem em novos negócios, novas construções, ampliação física, novos equipamentos e investem pouquíssimo em si e nas equipes. Vai chegar um tempo em que se darão conta(e muitos já se deram e estão colhendo com isto), que se faz necessário investir em si e em seus colaboradores, capacitá-los, treiná-los formalmente para que colham produtividade, lucratividade e comprometimento. Não é mais possível trocar de colaborador a cada 90 dias quando vence o contrato de experiência.Hoje as lideranças precisam estar preparadas para lidar com eles e investir em relacionamentos, paciência para treinar e liderar para fazer certo!
Na sua ótica para onde deve caminhar a região?
Penso que nossa região caminha cada vez mais para o turismo, e em minha ótica, deve crescer muito daqui pra frente o Turismo de Alto Luxo, pois nossa região contempla 80% dos requisitos para isto, e os 20% faltante iremos construir com certeza, a base de muita inteligência e preparação.
Onde está o gargalo desta região no que tange a capacitação?  
Nossos empreendedores, a maioria com muita sabedoria, tenacidade e coragem, saiu da colonia, ali da linha 28,   da linha Ávila, etc e construiu com muita propriedade o que temos hoje. Algo pujante, único e  feito pelas próprias mãos. Penso que daqui pra frente, eles buscarão capacitar-se ainda mais, e em especial esta nova geração dos filhos destes empreendedores. Eles precisam viajar o mundo para capacitar-se, utilizar seu potencial e da região, construir alianças com grupos internacionais, assumindo uma nova etapa de desenvolvimento para toda região.
Pode nos dar uma pincelada do que vais abordar na palestra sobe liderança coolaborativa?  
Tem a ver com ser um líder mais amigável, que saiba conquistar as pessoas pro seu modo de pensar, saiba obter colaboração e comprometimento e ainda por cima, instigue seus liderados a transformar seus sonhos pessoais em metas claras e desafiadoras. Tem a ver com sair da zona de conforto para ampliá-la no que tange ao desenvolvimento pessoal e profissional.
Como consolidar uma equipe? Qual é a dica de ouro?   
Consolidar uma equipe Colaborativa e Comprometida tem a ver com gostar de pessoas. Um líder precisa gostar de gente, falar com gente, relacionar-se com gente! Em qualquer nível da empresa e da vida. Todo ser humano tem uma riqueza interior! Só temos que encontrá-la e ela geralmente não está na superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário