sábado, 30 de junho de 2012

SEUS LIDERADOS SAEM DA SUA SALA “PARA CIMA” OU “PARA BAIXO”?


Postado por Nielse Maluf em jun 14, 2012 • 0

Diz Bill O’Brien ser fácil distinguir entre o que ele chama de liderança generativa e degenerativa: se seu chefe é generativo, você sai da sala “pra cima”; se é degenerativo, você sai “pra baixo”, desmotivado.
O lado generativo do poder é o poder-para, o impulso para a auto realização. O lado degenerativo, sombrio, do poder é o poder-sobre, o furto ou a supressão da auto realização do outro.
Adam Kahane, no livro Poder e Amor, genialmente propõe a cocriação de novas realidades, através do equilíbrio entre PODER E AMOR. Apropriando-se das definições do filósofo Paul Tillich para definir Poder e Amor, ele diz: Poder é “ o impulso de tudo o que vive para realizar a si mesmo com crescente intensidade e extensividade”. É o impulso para cada um alcançar o seu propósito, cumprir sua tarefa, crescer.
Já o Amor é o impulso para a união do que está separado, é o impulso para reconectar e integrar o que se tornou ou parece fragmentado.
Neste sentido precisamos dos dois impulsos. O poder sem amor é imprudente e abusivo, torna-nos insensíveis ou opressores. O amor sem poder é sentimental e anêmico, torna-nos inertes e imobilizados.
Como seus liderados saem da sua sala?

Nenhum comentário:

Postar um comentário