sábado, 2 de junho de 2012

Administre sua Carreira


14/08/11 - Ruth Duarte, Gerente do IBMEC Carreiras (ruth@ibmecrj.br)

Não importa que profissão exerça, qual o nível de cargo que ocupa, se está apenas iniciando sua trajetória ou se está sem vínculo empregatício: você é dono de um negócio.

Já parou para pensar qual é este seu empreendimento? Trata-se de sua carreira. Tempos atrás, a carreira estava vinculada ao conceito de emprego, a uma busca de estabilidade nas relações empregatícias e a uma trajetória voltada aos interesses de uma única empresa. A ascensão profissional e a aquisição de conhecimentos advindos de treinamentos ou de cursos eram desenhadas pelas organizações, cabendo a estas a evolução da carreira dos seus funcionários.

Neste modelo, o indivíduo construía sua caminhada profissional voltada para uma determinada estrutura organizacional. Com as constantes transformações do mercado que imprimiram mais competitividade e dinamismo nas formas de trabalho, a condução da carreira ganhou novos desenhos. O olhar estreito que o indivíduo tinha para sua vida profissional se amplia e ele migra de uma postura passiva para uma atitude proativa, buscando seu auto-desenvolvimento independente do rumo de sua empresa.

Ser arquiteto de sua carreira passou a ser imperativo para quem deseja sobreviver nestes novos tempos. E aí não importa se você está com vínculo empregatício ou não, pois as mudanças do cenário organizacional e da estrutura dos empregos exigem que as rédeas da sua carreira fiquem sob sua inteira responsabilidade. O desafio agora é se tornar um auto empreendedor, planejar sua carreira e entendê-la como um negócio. Planejar a carreira é tornar possível um caminho que o levará a sua realização profissional. Sua carreira é o seu negócio e você é o seu produto. As quatro etapas abaixo poderão auxiliá-lo a definir suas prioridades e direções para estabelecer um projeto de carreira:

1) Realize um verdadeiro e profundo exercício de reflexão sobre suas competências, habilidades e interesses que o conduzirão ao autoconhecimento. O que o motiva? Quais são seus objetivos profissionais e pessoais? Quais são suas fragilidades e pontos fortes? Estas e outras questões podem ampliar a consciência de suas potencialidades e auxiliá-lo na identificação dos seus valores e dos conhecimentos que adquiriu ao longo da vida.

2) Faça um diagnóstico do ambiente externo. Você deve entender que o cenário que gravita em torno de sua carreira – seu negócio – é imprevisível, volátil e competitivo, e assim suas perspectivas profissionais devem estar conciliadas com uma análise contextual do mercado. Entenda as exigências, a dinâmica do mundo do trabalho e assuma uma postura vigilante em relação a possíveis guinadas do mercado. De nada adianta elaborar um planejamento inflexível, sem elasticidade e alternativas baseado somente nas suas aspirações e correr o risco de torná-lo irrealizável, portanto, tenha um plano que concilie seus objetivos pessoais com a realidade externa.

3) Estabeleça objetivos de forma clara: inicie a jornada para concretizar os seus projetos. Identifique as competências que serão necessárias para atingir suas metas. Seja específico ao traçar seus objetivos e tenha visão de futuro, assim será mais fácil o desenho de um plano de ação factível.

4) Defina seu plano de ação: mapeie as ações necessárias para atingir seus objetivos, priorize e estabeleça prazos. Se for preciso investir em novos conhecimentos, em cursos complementares ou de extensão, numa pós-graduação ou mestrado, investigue as escolas, local, custo e se planeje. Determinação e persistência são imprescindíveis para o alcance das metas que você delineou. Certamente seu planejamento de carreira deve ir além de fronteiras corporativas, no entanto, você pode considerar a empresa como uma parceira nesta empreitada ao conjugar seus interesses profissionais com metas organizacionais.

Hoje, a maioria das empresas reconhece que indivíduos com espírito auto empreendedor contribuem para o alcance de resultados. Uma questão importante se faz necessária: devemos nos entender como um ser integral, com interesses pessoais e sociais, portanto, abra lacuna sem seu planejamento para objetivos de cunho absolutamente pessoal e tente conciliá-los com seu plano de carreira. Equilibrar vida pessoal e profissional tem uma vantagem adicional: encurta o caminho para sua auto realização. E então? Você trata sua carreira como seu negócio? Já sabe aonde quer chegar? Pare, reflita e por ora entenda as palavras de Sêneca: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir”.

Fonte: O Estado de São Paulo - 14/08/2011 - Edição impressa


Nenhum comentário:

Postar um comentário