segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Valeu...Valeu a pena...Não vale...É pra valer ?



"Valor". Esta palvara é utilizada diariamente nas empresas e nós, comunicadores, sempre ressaltamos a importância dela para a organização. Por isso, gostaria de compartilhar com vocês a forma interessante utilizada pelo professor da FGV, Jean Bartoli, para definir "valor", a partir de expressões do cotidiano:
  • "Valeu!" : utilizamos esta expressão para falar sobre algo positivo, que traduz uma experiência boa que vivenciamos.
  • "Valeu a pena!" : significa a necessidade de escolha entre dois bens e, justamente por isso, remete ao sacrifício ou perda, entretanto o resultado final vale a pena!
  • "Não vale!" : quando um grupo se junta para jogar futebol, por exemplo, antes do início do jogo definem-se as ações que "não valem" durante a partida, portanto se estabelecem limites e regras.
  • "É pra valer?": ao fazermos este tipo de questionamento queremos saber se a ação proposta vai acontecer realmente e se tem coerência.
Chegamos a conclusão, portanto, de que a soma das experiências da empresa (aquilo que ela realmente pratica), com as escolhas que ela faz, os limites estabelecidos e a coerência de suas práticas resultam nos valores reais da organização.
Será que as empresas lembram destes pontos ao definirem seus valores? É uma questão para pensarmos...

http://comunicacaocomfuncionario.blogspot.com/2009/05/valeuvaleu-penanao-valee-pra-valer.html

Gostou do tema?
Se sim, então leia o artigo "Cultura de valor nas empresas" do Prof. Jean Bartoli, publicado na HSM Management março-abril 2009

http://pt.scribd.com/doc/33800873/HSM-Cultura-04-2009



A leitura deve ser uma coisa social! Publique uma mensagem nas suas redes sociais para que as outras pessoas saibam o que você está lendo. Selecione os sites abaixo e comece a compartilhar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário