terça-feira, 31 de agosto de 2010

Você já entregou valor hoje?

Publicado em 26/08/2010 por Bruno Soalheiro
Frequentemente os temas dos quais costumo tratar em meus textos surgem a partir de experiências que vivo no trabalho e que, em algumas vezes, podem ser pouco agradáveis. O texto de hoje é sobre uma destas experiências.
Há poucas semanas, devido a alguns problemas pessoais e também algumas dificuldades no trabalho, estive meio “aéreo” (se é que dá pra ficar 1/2 aéreo), em algumas situações que requeriam de minha parte uma atenção mais concentrada.
Nada excessivamente grave, se eu não lidasse diariamente com informações que afetam a vida de dezenas de pessoas. A consequência desta minha postura foi uma série de pequenas imprecisões que resultaram na insatisfação de algumas pessoas e culminaram comigo e meu superior na minha sala após o expediente.
A conversa até que foi amena, e meu superior, educadamente me perguntou o que estava acontecendo. Resguardando meus assuntos pessoais, expliquei genericamente que estava em um momento delicado,pedi desculpas e prontamente assumi o compromisso de “sacudir a poeira”. Ele compreendeu o caso, e não “pareceu” ficar decepcionado comigo. Eu fiquei!
Fiquei decepcionado porque esqueci, mesmo que por poucos dias, da regra número 1,que eu adotei quando era consultor e que decidi aplicar integralmente em minha carreira como empregado:
Entregar valor!
Quem trabalha como consultor sabe: você é pago pelo resultado que entrega! Nas empresas, com os empregados também é assim. Acontece que o fato de receber por mês, e não por hora, e de não trabalhar necessariamente com projetos definidos, pode levar o empregado a esquecer que, na verdade, é pago diariamente, a cada minuto, pelo valor que entrega.
Entregar valor é resolver problemas, gerenciar e/ou melhorar processos, cumprir prazos, ser exato, assertivo, claro, objetivo, enfim, realizar suas incumbências com muita qualidade e no tempo certo.
É claro que como seres humanos todos temos fases, altos e baixos, e isto afeta sim, nossa vida profissional. O que não se pode é esquecer que como profissionais -  independente de sermos consultores, empregados ou até mesmo empresários – o importante é entregar valor. Trabalhar com este foco muda tudo, pois você começa a observar a cada dia o impacto de suas atitudes e comportamentos. Ao se perguntar- Entreguei valor hoje? – no fim de cada dia, temos a oportunidade de mensurar nossa contribuição em um horizonte bem definido.
Pois bem, passou a “má fase” e felizmente estou voltando a render o esperado. Sei muito bem que contratempos acontecem, humores variam, problemas surgem (muitas vezes das formas mais inesperadas). Mas sei igualmente que como profissional sou responsável por processos e atitudes que impactam a vida de várias pessoas. Por isto, por pior que seja o momento e por mais difícil que seja, buscarei sempre fazer a mim mesmo a pergunta a cada dia de trabalho: Entreguei valor hoje?
A propósito, eu sim. E você?



Nenhum comentário:

Postar um comentário