terça-feira, 31 de agosto de 2010

A comoditização profissional

A comoditização profissional 

Por PAULA REGINA PILASTRI


Commodity é um termo da língua inglesa utilizado para denominar os produtos e os serviços que sofreram uma uniformização por possuírem quase as mesmas características. Eu digo quase, pois, num mercado competitivo, as empresas precisam oferecer “algo a mais” para diferenciar seus produtos e serviços. Assim, resta brigar por preço ou oferecer um atrativo que diferencie certo produto de tantos outros e, dessa forma, sair da padronização imposta pelo mercado.



Pois bem, num mercado de uniformização, há também, uma tendência à comoditização profissional. Quem está no mercado, hoje, e quer se manter, busca se atualizar, estudando, participando de cursos, lendo. Porém, o que o mercado oferece é uma cópia da cópia, cursos semelhantes, com as mesmas informações, muitas vezes, abordadas de formas diferentes, com uma didática mais interessante, mas que na essência, são iguais.

Dessa forma, o que diferencia um profissional de outro? O que realmente importa e é levado muito em consideração?

São as atitudes e o comportamento. É o caráter e os valores que os bons profissionais possuem que os mantêm no mercado. A mídia inclusive, já publicou que as empresas admitem pela competência técnica e demitem pela incompetência comportamental.

E no secretariado, a história é outra? Não. Muito pelo contrário, a história se repete. Os profissionais têm um leque muito amplo de informações, cursos, treinamentos, enfim, uma gama imensa de opções. Mas, a técnica é a mesma para todos. E, é aí que entra a atitude pessoal. É o que a pessoa faz com a técnica apreendida que vai diferenciá-la.

É a atitude profissional, a iniciativa que importam. O profissional, hoje, não pode ter medo de arriscar, ele tem que ir atrás da informação, ser persistente e paciente para atingir seus resultados. Ele precisa se comprometer com seus projetos e buscar melhorar sempre, reinventando, descobrindo novas formas de fazer as mesmas coisas. Inovando, se aprimorando e deixando de ser uma commodity para ser um especialista.

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-comoditizacao-profissional/33028/

Nenhum comentário:

Postar um comentário