terça-feira, 20 de março de 2012

Maturidade e simpatia são qualidades de profissionais


Companhias que querem melhorar atendimento ao cliente começaram a contratar funcionários da terceira idade

18 de março de 2012 | 3h 13
O Estado de S.Paulo
A simpatia e o carisma dos idosos também estão atraindo empresas interessadas em estreitar o relacionamento com o seu cliente. O Grupo Pão de Açúcar criou, em 2004, o "Programa da Terceira Idade" para contratar pessoas com mais de 55 anos. Basta entregar um currículo em qualquer loja do grupo ou preencher um cadastro no site: http://www.grupopaodeacucar.com.br
"Nem todos têm experiência. Muitas das senhoras que atuam como consultoras nas lojas, por exemplo, são donas de casa. Elas orientam os clientes sobre qual é o melhor produto de limpeza ou molho para fazer determinados pratos", comenta a gerente de recursos humanos do grupo, Vandreia Oliveira. Os idosos também ocupam funções como caixas e empacotadores. "São atividades que exigem mais contato com o cliente e eles são muito dispostos e gostam de dar mais atenção", diz.
O operador de supermercado Chin Ko Ghien, de 61 anos, entrou na rede em janeiro deste ano. Soube da vaga por um anúncio. "Já trabalhei em caixa de mini mercado e resolvi me candidatar", diz. Ghien ainda não é aposentado. Faltam quatro anos para completar o tempo de serviço exigido por lei - 35 anos para homens e 30 para mulheres.
"Pretendo continuar trabalhando até depois de me aposentar. Gosto do contato com os jovens e da nossa troca de experiências", comenta.
Outra empresa que criou um programa específico para a contratação desse público foi a Pizza Hut. Cerca de 10% do quadro de funcionários são da terceira idade. Desde 2003, a rede busca candidatos com mais de 60 anos para a área de atendimento. "Mas já há profissionais na supervisão e na gerência. Eles têm o mesmo plano de carreira dos outros funcionário da empresa", conta a gerente de recursos humanos, Daniella Cristina.
A recepcionista Dora Garcia, de 61 anos, está na rede há três anos. Todos os dias ela capricha na maquiagem e no penteado para receber os clientes na porta da loja de Pinheiros e levá-los até a mesa. "Gosto de me arrumar e de conversar com as pessoas. É gratificante fazer algo que gosto e ainda ganhar por isso", diz.
Por fazer parte do programa, Dora tem o horário mais flexível do que os demais funcionários. Ela trabalha quatro horas por dia, das 11 horas às 15 horas. "Alguns preferem trabalhar mais horas, mas eles escolhem o tempo de serviço", conta a gerente de RH. Para se candidatar, basta entregar o currículo em uma das lojas da rede ou se inscrever no site: www.pizzahutsp.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário