quinta-feira, 8 de março de 2012

Como identificar sorriso falso e verdadeiro

Sorrisos falsos e verdadeiros

A alegria é um dos sinais primários descritos por P. Ekman. Estes sinais são característicos de todos os seres humanos, não importa a nacionalidade ou cultura.
A alegria é uma emoção que se associa vários sentimentos ao mesmo tempo. A face mais visível da alegria certamente é o sorriso.
Trata-se de uma das mais positivas emoções que o ser humano pode ter.

O psicólogo americano Martin E. P. Seligman descreve que a alegria consiste em emoções positivas e atitudes positivas.
Apesar de toda a satisfação que nos acarreta; é muito difícil medir a quantidade de felicidade de uma pessoa; embora existam alguns testes que tentam isto.


Sinais faciais
O ícone “Smile” mostra de forma efetiva o sorriso. Neste círculo que sorri o autor captou de forma brilhantemente simplificada tudo que ocorre em nossas faces durante o momento de alegria,
Os cantos da boca são puxados para os lados e para cima.
É muito fácil notar a diferença entre o riso fingido e o espontâneo. No segundo é impossível controlar o músculo “orbicularis oculi” que fica ao redor dos olhos; ele é contraído e não conseguimos evitar que se formem os pés-de-galinha quando sorrimos de maneira natural. Ou seja, ao sorrir naturalmente aparecerem os pés-de-galinha ao lado dos olhos.

No sorriso fingido a pessoas utiliza o músculo “zygomaticus” que levanta de modo consciente os cantos da boca; forçando-o para cima. Muitas vezes chamado de “sorriso vaga-lume”, pois é rápido e executado várias vezes. Demonstra fingimento.

Na alegria os olhos tentam se fechar levemente; contudo ficam entreabertos enquanto as bochechas se levantam e as sobrancelhas se abaixam; tudo praticamente ao mesmo tempo.

Sinais físicos e fisiológicos
O riso que ocorre durante um divertimento intenso produz movimentos corporais que variam de acordo com a intensidade; é certo que a pessoa não “consegue se conter” de tanta felicidade, ou seja, não fica parada; e precisa se movimentar; mesmo que esteja sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário