sábado, 10 de dezembro de 2011

O que as empresas inteligentes estão fazendo para manter e motivar seus melhores funcionários?

O que as empresas inteligentes estão fazendo para manter e motivar seus melhores funcionários?

por Redação VendaMais
Edição 04/1997
Até recentemente, manter e motivar funcionários na empresa era simplesmente uma questão de dinheiro e a vaga promessa de poder subir na escala hierárquica algum dia.

Mas os tempos mudaram. Milhares de mulheres invadiram o mercado de trabalho, e elas estão lutando para equilibrar a carreira e a família. Com isso, as exigências e, principalmente, as expectativas quanto ao que se espera das empresas mudou muito. Tanto que até mesmo os homens estão querendo mais tempo livre e recuperar a sensação de que controlam as suas próprias vidas.

As empresas com as melhores chances de atrair os melhores funcionários estão pensando muito além do dinheiro. Elas estão pensando nos vínculos psicológicos que os empregados fazem com seus empregadores. Principalmente, se os empregados querem trabalhar (e se arrastar) como escravos, ou de maneira enérgica e criativa como membros dedicados de um time.

E tem mais: nunca um cérebro valeu tanto como hoje. Funcionários com conhecimentos técnicos, inteligentes, cultos, dedicados e motivados nunca foram tão difíceis de achar. Se você tem funcionários desses na empresa, sabe a dor de cabeça que seria ter que substituí-los(principalmente se eles fossem trabalhar para a concorrência). Mas esses mesmos funcionários são também os mais exigentes. Para muitas empresas, satisfazer às suas demandas vai exigir uma revisão radical das práticas que tão bem lhe serviram no passado.

Você não pode assumir que as pessoas vão dar 100% de prioridade ao trabalho. As empresas precisam tornar legítimos e valorizar acontecimentos e realizações fora do trabalho dos funcionários, tanto do ponto de vista humano quanto profissional.

Além disso, melhorar a qualidade de vida de seus funcionários tem um benefício financeiro complementar: a diminuição do índice de rotatividade (turnover) da sua empresa. Como o custo de mandar embora um funcionário é altíssimo, sem falar nos custos de contratar os substitutos e retreiná-los, vale muito mais a pena investir um pouco nessa área do que ter que ficar fazendo acertos trabalhistas.

Veja só algumas idéias e dicas que você mesmo pode colocar em prática aí na sua empresa, e fazer com que trabaho se tome sinônimo de prazer e realização pessoal:

1. Autorize seus gerentes a andarem com vales no bolso, para que eles possam dar um almoço de prêmio imediatamente a alguém que esteja fazendo algo de extraordinário.

2. Mande cartas para a casa dos funcionários, dando-lhes parabéns pelos resultados (com certeza eles vão mostrar para toda a família!).

3. Se você tiver um estacionamento na empresa, crie uma vaga para o funcionário ou vendedor do mês.

4. Deixe a pessoa tirar um dia, a tarde ou a sexta-feira de folga.

5. Em aniversários, encarregue-se de comprar bolo, docinhos e refrigerantes. Se não puder, pelo menos organize uma "vaquinha" entre todos os colegas.

6. Dê um prêmio (dinheiro, medalhas troféus, etc.) no aniversário de entrada da pessoa na sua empresa.

7. Promova almoços e jantares regulares entre os membros de equipes.

8. Faça vídeos de treinamento para novos funcionários usando funcionários antigos.

9. Pague a inscrição dos funcionário em seminários, eventos e palestras. Peça para que eles façam uma apresentação depois para a equipe inteira.

10. Compre ingressos para o cinema, teatro ou jogos de futebol, e combinem de ir todos juntos.

11. Dê garrafas de vinho ou de champagne sempre que um objetivo foi atendido.

12. Pague as passagens e estadia do funcionário, com direito a acompanhante, numa viagem para o Caribe (dá para parcelar em até dez vezes!).

13. Combine pequenas viagens para locais perto da sua cidade (cachoeiras, cavernas, parques, montanhas, etc.). Aproveite e faça um piquenique no local.

14. Combine com uma determinada loja e garanta 50% de desconto em tudo que seus funcionários quiserem comprar lá (pode valer para supermercado, colégio, lanchonete, restaurante, etc.).

15. Organize almoços em homenagem a um funcionário. Faça um discurso e peça para que ele se levante, mesmo que brevemente, e fale também. Deixe bem claro por que ele (ou ela) mereceu esse almoço, por que está sendo o centro das atenções. Aproveite e dê um buquê de flores, uma placa ou outra lembrança que simbolize aquela conquista.

16. Pague as despesas dos funcionários nas academias de ginástica (ou monte uma academia de ginástica dentro da sua empresa).

17. Ajude seus funcionários a pagarem mensalidades de escolas de inglês ou de informática. Negocie pacotes em grupo com essas empresas, e repasse os benefícios aos seus funcionários.

18. Ao invés de você ir a um evento representando a empresa, mande outra pessoa no seu lugar. É uma excelente forma de mostrar na prática para aquela pessoa que ela realmente é importante para a empresa.

19. Mande fazer uma Jaqueta esporte com o logotipo da sua empresa e só entregue para os melhores funcionários, seja de que área for ("é como se fosse o time da excelência").

20. Compre um livro da lista dos bestsellers da atualidade e dê de presente (não é necessário estar ligado à área de atuação).

21. Contrate uma massagista séria e dê a todos os funcionários o direito de uma sessão mensal grátis (para quem quiser, é lógico).

22. Compre um computador para a pessoa instalar em sua casa (também da para pagar em suaves prestações mensais).

23. Leve todo mundo para andar de balão, avião ou planador. Outra opção mais radical é ir pular de bungee jump ou pára-quedas.

24. Alugue uma limousine com motorista por um final de semana e deixe seu melhor vendedor usar.

25. Descubra os cantores ou bandas favoritas de cada um e dê um CD de presente.

26. Ajude as pessoas em suas tarefal domésticas. A Andersen Consulting tem uma concierge paga somente para fazer esse tipo de trabalho. Ela cuida de problemas de encanamento na casa dos funcionários, manda roupas para a lavanderia, manda lavar o carro, manda o carro para a oficina faz pequenas compras no supermercado... tudo para que os funcionário possam se concentrar exclusivamente no trabalho, e não em pequenos problemas pessoais.

Mais algumas maneiras fáceis de aumentar o moral na sua empresa
. Mande pedir algumas pizzas ou um sanduíche gigante para o almoço dos funcionarios.

. Monte um mural onde todos possam colocar cartuns, piadas, novidades, etc.

. Guarde alguns cartuns e anexe junto com documentos importantes (os do Dilbert são excelentes para isso).

. Marque reuniões fora da empresa, só para variar.

. Organize um campeonato da "Gravata Mais Feia" ou da "Meia Mais Engraçada".

. Combine um dia em que todo mundo vá trabalhar com roupas listradas, ou de bolinhas ou de certa cor.

. Faça bolões com acontecimento esportivos para ver quem vai ganhar.

. Passe um video do Charlie Chaplin no horário do almoço.

. Tire fotos engraçadas das pessoas trabalhando e depois ponha no mural.

. Acostume-se a sorrir e dizer "Oi!" a todos que encontrar.

. Dê a todos a oportunidade de chegar uma hora atrasado ou sair uma hera mais cedo uma vez por semana.

Para você:
Não leve tudo tão a sério. Lembre-se constantemente de que existem coisas muito mais sérias na nossa vida.

Fax: Venda Mais é uma coluna mensal de Técnicas de Vendas. É oferecida, também, semanalmente para assinantes via fax ou correio. Se você quiser fazer a sua assinatura mensal do Fax: Venda Mais, no valor de R$ 17,00, e passar a recebê-lo semanalmente, ligue para (041) 336-1613 e fale com Carla ou Alessandra.


Fonte: http://www.vendamais.com.br/artigo/45226-o-que-as-empresas-inteligentes-estao-fazendo-para-manter-e-motivar-seus-melhores-funcionarios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário