segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Matriz BCG

A Matriz BCG
Por Daniel Portillo Serrano
13/12/2006
A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pelo Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa. A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo "X" representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios (da maior para a menor) e o eixo "Y" com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.
O quadrante inferior esquerdo compreende os produtos chamados de Vacas Leiteiras ou Geradores de caixa. O quadrante inferior direito engloba os produtos chamados de Abacaxis, ou Cachorros (recentemente tem surgido a expressão "bichos de estimação - Pets" para não dar uma idéia pejorativa). Produtos no quadrante superior direito são chamados de Oportunidades ou Interrogação. Já os posicionados no quadrante superior esquerdo são denominados de Estrela. (veja o diagrama abaixo)
Simplificando:
a) Produtos ou Serviços com alta participação Relativa de Mercado em um mercado de baixo crescimento são Vacas Leiteiras.
b) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de baixo crescimento são Abacaxis, ou Cachorros.
c) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de alto crescimento são oportunidades.
d) Produtos ou serviços com alta participação relativa de mercado em um mercado com alto crescimento são estrelas.
A denominação acaba sendo facilmente entendida ao se analisar os extremos: sem dúvida um produto posicionado em um mercado crescente com alta participação nesse mercado, só pode ser uma "estrela". Já um produto com participação baixa em um mercado estagnado é na realidade um "abacaxi".
Daniel Portillo Serrano é graduado em Marketing e pós graduado em Administração de Empresas. É consultor de Marketing e Vendas e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. Ministra aulas de Marketing, Administração e Planejamento em cursos de graduação e pós graduação.

5 comentários:

  1. podemos ter um exemplo pratico de um produto ou serviço?

    ResponderExcluir
  2. Primeiro que é errado dizer produto ou serviço, embora leigamente seja muito usado.
    Serviço é um produto, intangível, junto de idéias e bens (tangível).
    Os três são produtos.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Sr. Anônimo......se serviço fosse produto, a definição de Kotler (2006) para MARKETING estaria errada, pois nesta definição, ele distingue as duas coisas....Vá estudar um pouco de MKT!!!

    ResponderExcluir
  4. Sr. Anonimo está correto.
    Sr. André está equivocado...

    ResponderExcluir
  5. oi qual e o simbolo que representa um baixo crescimento anual do mercado e uma participacao estavel?foi questao de prova e eu estou com duvidas.poderia me ajudar?

    ResponderExcluir