terça-feira, 28 de maio de 2013

Inove ou Evapore


(Outubro de 2000, Diário de Pernanbuco) 




O que até há pouco tempo poderia parecer coisa de filme de ficção aconteceu. Estamos no ano 2001. Temos que estar preparados para enfrentar todas as mudanças que estão ocorrendo em alta velocidade.
Os negócios estão globalizados, a concorrência cada vez mais acirrada. O conceito de emprego mudou: ou você agrega valor para seu empregador ou você é dispensável.
A cada dia surge uma nova tecnologia, uma nova maneira de fazer as coisas. Se você não estiver atualizado já ficou para trás. Estamos vivendo num tempo de transformação, da era industrial para a era da informação, do conhecimento, da criatividade.
Vou resumir tudo isto numa palavra: inovação.
Você já se conscientizou disso?
Você aceita a inovação ou você ataca tudo o que é desconhecido?
Você está preparado? Quantos idiomas você domina? O computador já é seu aliado ou inimigo? O que você entende de Internet? Sabe apenas navegar ou enxerga as oportunidades de negócios neste novo canal? Você se sente preparado para o futuro? Ou você já percebeu que o futuro é agora?
Você pensa em novas maneiras de fazer mais com menos?
Você está preparado para atender a esta demanda? Você está preparado para inovar? Ou para evaporar?
Para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades inove eficientemente. Invista na sua qualificação profissional, que é o seu patrimônio. A empresa deve investir em seu negócio, em sua equipe, em seus funcionários. Isto é inovação. A transformação do pensamento criativo em vantagens, benefícios concretos que dêem vitalidade, rejuvenescimento, competitividade.
Vamos aqui deixar bem claro que criatividade não se confunde com inovação. As boas idéias sozinhas não servem para nada. São apenas idéias. A ação deve sempre estar a lado do pensamento criativo. A inovação sempre começa com uma idéia. Cada idéia é originada, e desenvolvida, por uma pessoa.
Porém, para manter o seu emprego, para crescer em sua carreira, assuma uma postura pró ativa. Use sua Criatividade para valorizar-se profissionalmente
As empresas, por um lado, possuem suas competências técnicas. Em um outro lado estão as competências comerciais, mercadológicas.
Estas competências independentemente não irão provocar nenhuma inovação. Só serão úteis se houver a ligação entre as competências técnicas e as comerciais.
Esta ligação é o ser humano. Somente o ser humano pode fazer esta ligação. As pessoas afetam dramaticamente o sucesso das inovações em uma empresa.
Para inovar, observe dois pontos:
Criatividade: Este é um processo intelectual . Desenvolva o seu potencial criativo. Procure fazer mais com menos. Pense novas maneiras para executar antigas tarefas.
Questione. Conscientize-se de que o fato de uma coisa estar sendo feita da mesma maneira há muito tempo não garante que esta seja a melhor maneira.
Avaliação : Avalie as idéias com a mente aberta, Caso contrário, novas idéias serão destruídas por não representar velhos valores.
Não se esqueça que antecipar o futuro é melhor do que ter que sair correndo atrás de problemas.
Inove e não evapore.
Se você quiser fazer alguma pergunta sobre Criatividade e Inovação escreva para pense@pensediferente.com.br

É PERMITIDA a reprodução dos artigos desde que citada a autoria incluíndo o crédito abaixo:
Antonio Carlos Teixeira
http://www.pensediferente.com.br
pense@pensediferente.com.br
fone/fax: (0xx11) 3887-9700

Nenhum comentário:

Postar um comentário