terça-feira, 28 de maio de 2013

Expressão Corporal: Sinônimo de Liderança


Dominar a expressão corporal é uma característica essencial para exercer a liderança.

Um líder perito em comunicação quando transmite uma mensagem, sabe que precisa deixar suas emoções e intenções bem claras. Ele pode possuir as mais diferentes características, mas se não souber utilizar a expressão corporal, pode sair lesado das relações pessoais e profissionais.

Imagine um empresário fechando negócios com postura retraída e de braços cruzados. Ele estará transparecendo o que sente com a parceria ou deixando claro suas intenções?
Certamente não, pois o seu corpo passa para o receptor uma mensagem contrária. A boa linguagem verbal é indispensável, mas compreender os movimentos e as mensagens do próprio corpo é outro recurso ainda mais importante.

Linguagem e aparência são excelentes aliados da liderança. A responsabilidade de explorar esse comunicador por excelência, que é o próprio corpo, depende de você. Não basta apenas saber que o corpo fala, é preciso saber decodificar sua linguagem. Um gestor, por exemplo, principalmente para administrar questões de conflitos, necessita da linguagem corporal. Nós estamos de forma ininterrupta comunicando algo com o corpo.

Podemos interpretar a expressão do corpo e tomar consciência daquilo que transmitimos sem saber. Assim, será possível estimular e aperfeiçoar ainda mais a linguagem corporal, potencializando seu poder de influencia e liderança:

Aparência – A maneira como um líder se veste ou se apresenta, é fundamental. Manter boa aparência, nos mais diversos contextos, também faz parte da linguagem corporal. As pessoas obtêm as primeiras informações, apenas olhando para você. Se seu perfil é sutil, exagerado, extrovertido, sério, entre outros, é possível perceber através da aparência. Uma boa dica é observar com bom senso os líderes que admira.

Expressão Facial – Seu rosto transmite suas emoções, independentemente do que você estiver falando. O bom líder deve ao longo da carreira, aperfeiçoar a percepção de algumas características durante o processo de comunicação e que são claramente percebidas pelos observadores. Perceba o que acontece com sua expressão fácil quando sente raiva, sono, tristeza, alegria, indecisão, medo, vergonha, confiança, interesse, calma, determinação, entre outros.

Gestos – Gestos congruentes, discretos e seguros, dão vida à linguagem verbal. Grandes líderes são capazes de manter a atenção e admiração de sua equipe, pelos gestos em harmonia com o discurso e a postura diante de determinada situação.

Existem pessoas, que ao falar publicamente, prendem as mãos, colocam-nas no bolso, fazem gestos atrapalhados e isso não traduz significado algum.

Lembre-se que a sua linguagem corporal é uma ferramenta da comunicação, além de ser um assunto fascinante. Busque livros, leia artigos e invista no seu aperfeiçoamento como líder.

Desenvolva e utilize o seu corpo, para impactar e exercer a liderança com sucesso. Trabalhe sua capacidade sensorial e comece com um exercício que é: decodificar as mensagens que os outros estão transmitindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário