segunda-feira, 18 de julho de 2011

Autoliderança: O Conceito

Autoliderança: O Conceito
Por Carlos Alberto de Faria
03/07/2008


"A qualidade de um líder reflete-se nos padrões
que ele estabelece para si próprio."
Ray Kroc,
o homem por detrás do MacDonald


Autoliderança é liderar a si mesmo. E muitos não conseguem...

Eu costumo dizer que autoliderança é o seu processo pessoal de caminhar, consistentemente, na direção dos seus sonhos e desejos, conectado fortemente à realidade.

Essa realidade envolve dois aspectos, ou mundos, que precisam agir de forma integrada: a realidade externa à sua pessoa e a realidade interna da sua pessoa.

Na realidade interna, há que ser considerado quem você é, a sua pessoa, que é o primeiro e único "instrumento" que o conduz na direção dos seus sonhos e desejos (ou não!).

Mas tem que ser considerado também a sua percepção interna de onde você se localiza, onde você se encontra dentro da realidade externa, ou seja, há que se ter respostas às seguintes perguntas:

- Quem eu sou?

- Onde eu estou?

Na resposta à segunda pergunta - onde eu estou? - há que se considerar:

- o mundo exterior, e também
- o espaço compreendido entre a sua pele, e o que está abaixo dela, até encontrar outra pele que dê acesso ao seu mundo exterior.

A resposta à pergunta - onde eu estou? - inclui, numa visão integrada:

- física: a sua carne , os seus ossos, o seu esqueleto, a sua pele, os seus órgãos sensores e tudo o mais, e

- psíquica:as suas emoções, os seus sentimentos, a sua história, as suas contingências e circunstâncias.

Ainda dentro da realidade interna há mais uma pergunta a ser feita, e ela é com relação aos sonhos e desejos que você persegue:

- Onde eu quero chegar?

É necessário desenhar mentalmente o sonho, para caminhar no sentido de obtê-lo, afinal ninguém alcança algo que não consiga enxergar.

Como você já sabe o seu ponto de partida - onde você está - e conhece o seu ponto de chegada - onde você quer ir -, e conhece o seu único e particular instrumento - quem você é -, basta planejar o seu caminho entre esses pontos; portanto a quarta pergunta da autoliderança é:

- Eu planejo a minha caminhada?

O seu planejamento é necessário para garantir o rumo na direção do seu sonho.


Uma vez planejada a sua caminhada, não lhe resta outra alternativa do que a de se por a caminho. E a quinta pergunta é:

- Eu vou à luta?

pois não bastam as respostas às perguntas anteriores, há que se colocar o bloco na rua, dar o primeiro passo, a cada momento, e empreender a jornada rumo aos seus sonhos e aos seus desejos.

A princípio, a maioria das pessoas crê que termina aqui a série de perguntas, resumindo-se nestas 5 perguntas a tal da autoliderança:

1º) Eu sei quem eu sou?

2º) Eu sei onde eu estou?

3º) Eu sei onde quero ir?

4º) Eu sei planejar a caminhada?

5º) Eu vou à luta?

mas há a sexta e última pergunta, que não só termina, como amarra o conjunto:

6º) Eu aprendo caminhando?

Esta última pergunta pode ser dividida em várias, mas, essencialmente, ela coloca a pessoa com autoliderança como aprendiz eterno, pois, constantemente, a pessoa, enquanto caminha:

- aprende mais sobre ela mesmo;

- aprende a ler e se colocar melhor no ambiente em que se encontra, inclusive consigo própria;

- aprende a definir e focar melhor os seus sonhos e desejos;

- aprende a planejar melhor a sua caminhada;

- aprende tanto a usufruir da sua caminhada na direção dos seus sonhos e desejos, como a usar a força do ímpeto e da retidão, sabendo usar cada um a seu tempo, em doses adequadas;

- aprende, humildemente, que aprender é o caminho e o objetivo da vida.

A autoliderança conduz a pessoa a ser um eterno aprendiz das suas incontáveis inter-relações com o mundo, de tal forma que seja:

- responsavelmente independente e

- eficazmente interdependente,

a fim de alcançar objetivos que valham a pena para si próprio, para a sua família, para a sua empresa e para a sociedade.

Comece pelo começo, pois ninguém lidera outros sem primeiramente liderar a si próprio.


Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte: Merkatus

Nenhum comentário:

Postar um comentário