sexta-feira, 2 de julho de 2010

PEQ - Programa Estadual de Qualificação Profissional

PEQ - Programa Estadual de Qualificação Profissional

Lançado no dia 23 de junho de 2008, o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

O programa - que é gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) - beneficiou 26 mil pessoas em 2008 e mais de 43 mil em 2009.

Para 2010, estão disponíveis 60.282 vagas com bolsa-auxílio de R$ 210 em 154 cursos gratuitos em áreas como comércio, indústria, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing.

O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.


Benefícios

Os alunos recebem auxílio-transporte, lanche e material didático e, em 2009, foi incluída a bolsa-auxílio de R$ 210 mensais por até três meses (duração do curso).

Para contar com a bolsa, o aluno não pode receber seguro-desemprego nem benefícios da Previdência Social.


Cursos

Para ministrar os cursos, a SERT contratou instituições especializadas em educação voltada para o trabalho: Centro Paula Souza; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT); e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Os cursos têm carga horária de cerca de 230 horas. Estão divididos em habilidades gerais (150 horas) - com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) - e em habilidades específicas (80 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão.


Material

O material didático, preparado pela Fundação Padre Anchieta, é formado por cadernos impressos e DVDs com diversos temas, que são exibidos em sala (vídeo-aulas de suporte). Há, também, um videojogo de tomada de decisões - em que o aluno é convidado a decidir o caminho que o personagem deve seguir - e uma Web gincana (jogos pela internet com informações sobre os temas estudados).


Para participar

Os interessados devem acessar o site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) e fazer o cadastro, que é gratuito. Parte dos dados solicitados se refere à qualificação profissional. É perguntado ao cidadão se ele tem interesse em fazer um curso. Em caso positivo ele deve apontar qual - entre os cursos disponibilizados - gostaria de fazer.

O candidato também tem a opção de comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), onde um funcionário fará o cadastro dele no Emprega. Nesse caso é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho.

A escolaridade exigida varia de acordo com o curso, mas a maior parte não exige ensino fundamental completo, já que o PEQ é voltado para quem tem baixa escolaridade.


Como o PEQ foi elaborado

O PEQ foi elaborado com base no Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional, feito pela SERT em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) a partir de informações colhidas durante a Caravana do Trabalho, que em 2007 percorreu todo o Estado.
Isso resultou numa publicação com mais de 400 páginas, na qual é possível consultar, por exemplo, o perfil da População Economicamente Ativa (PEA), o público-alvo do PEQ e as demandas por capacitação profissional diante das necessidades do mercado de trabalho. O Diagnóstico pode ser acessado, na íntegra, pelo site http://www.emprego.sp.gov.br/diagnostico/menu.htm

Além do Diagnóstico, a SERT utiliza dois de seus programas para definir os cursos oferecidos e as cidades atendidas: o Observatório do Emprego e do Trabalho, que apresenta mensalmente o desempenho do emprego em cada setor econômico, e o Emprega São Paulo, que revela as ocupações mais ofertadas e demandadas.


Serviço 

- Site do PEQ: www.peq.sp.gov.br
- Sistema de acompanhamento dos cursos de qualificação: http://www.peq.sp.gov.br/gpq/
- Emprega São Paulo: www.empregasaopaulo.sp.gov.br
- Tabelas com os cursos que serão ministrados em cada município em 2010:
http://www.emprego.sp.gov.br/downloads/outros/peq/peq_cursoscidade.pdf
- Mapa com todos os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) no Estado:
http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=104240147924503906733.000481eda51f8ed30cc9d&z=7
- Apresentação do PEQ 2010: http://www.emprego.sp.gov.br/downloads/apresentacao/apresentacao_peq_2010.ppt

Fonte: PEQ - Programa Estadual de Qualificação e Requalificação Profissional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário