sexta-feira, 27 de março de 2009

PNL: UMA GRANDE ALIADA NO AMBIENTE CORPORATIVO



Tatiana Aude

Não é novidade que o mercado de trabalho sofreu significativas modificações nas últimas décadas. As gerações que hoje estão próximas da aposentadoria, dando lugar a jovens que saem dos bancos da universidade, se deparam diariamente com novas ferramentas para melhorar o ambiente de trabalho e preocupações que antes nem passavam pela cabeça de presidentes, diretores e gestores das grandes corporações.

Os focos dos líderes empresariais são as definições de metas, o trabalho em equipe e os processos que levem ao sucesso da empresa e à satisfação dos clientes. Para conseguir isso, estes mesmos líderes repensaram o modelo meramente técnico e ‘engessado’ do ambiente corporativo e procuraram, no melhor entendimento das relações humanas e na satisfação dos profissionais – não só com a vida profissional como com a vida pessoal – a maneira de alcançar melhores resultados.

Neste momento, conheceram a Programação Neurolinguística, também chamada de PNL e que, em pouco tempo se tornou pauta das discussões e reuniões de ávidos conhecedores e pesquisadores de práticas de Recursos Humanos. Começaram a aprender mais sobre o assunto – desenvolvido na Universidade da Califórnia na década de 80 por Richard Bandler e John Grinder – e hoje apontam como uma grande aliada para todas – repito, todas – as questões humanas.

“A PNL é um modelo que ajuda você a entender melhor como o ser humano pensa, age e se comunica. A partir desse conhecimento, você utiliza melhor seu cérebro para alcançar os resultados que deseja. É uma ciência na qual suas experiências internas oferecem um meio de auto-conhecimento para desenvolver seu potencial criativo”, sintetiza ,Gilberto Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, SBPNL.

As ferramentas e os conhecimentos obtidos na PNL são utilizados de forma individual, mas já pensando na forma mais adequada de atingir o receptor e obter dele os resultados que queremos. “A PNL trabalha a capacidade de transmitir idéias, feedbacks e emoções, para que os receptores compreendam a mensagem em toda a sua plenitude, sem distorções e ‘ruídos’, e incentivá-los a dar continuidade à mensagem. As técnicas da PNL ensinam você a utilizar a linguagem para influenciar pessoas com ética e saber reconhecer como os outros usam a linguagem para influenciá-lo”, completa Cury.

O treinamento, voltado aos mais diversos públicos, contempla técnicas como a hipnose que, ao contrário da primeira idéia que vêm à cabeça, nada tem a ver com pêndulos que fazem as pessoas entrarem em estado de dormência. “Todo bom comunicador é um hipnotista. A PNL explica a hipnose como a linguagem utilizada por ‘bons vendedores’, seja de imagens, idéias etc. Um bom vendedor de roupas consegue guiar a imaginação do cliente para que ele se imagine em uma festa usando aquele traje e se sentindo confortável e feliz naquela situação”, exemplifica.

Treinamentos In company

Atualmente a PNL está sendo mais divulgada do que nunca. E as empresas, dos mais diversos ramos de atuação, já descobriram que aplicá-la vale a pena. Elas têm realizado, com grupos fechados e de tempos em tempos, os treinamentos in company, treinando primeiro seus líderes e transmitindo o mesmo conhecimento a todos os degraus do organograma. “As empresas sabem que seres humanos motivados, criativos e com alta capacidade de adaptação são indispensáveis para um ótimo resultado e querem crescer e valorizar seus colaboradores, sabendo que precisam ter ferramentas para que isso aconteça”, afirma Viviane Lauren, máster practitioner e coaching em PNL do Instituto Nacional de Excelência Humana, o INEXH , formada pessoalmente por John Grinder.

Entre as empresas que já encontraram na PNL a aliada para o desenvolvimento, está a BBKO Consulting, focada na área de Tecnologia da Informação. A empresa, no mercado há apenas 8 anos, já utiliza este recurso desde o ano passado. “Cerca de 60 colaboradores, que atuam como líderes da empresa, fizeram o curso de PNL em 2008, e para 2009 já estamos definindo a agenda”, afirma Daniela Salles, recursos humanos da empresa, que obteve resultados expressivos: “os profissionais ficaram mais entusiasmados em trabalhar as equipes, ganharam foco na capacidade de realizar e promoveram mudanças práticas em suas carreiras e em suas vidas”, conclui.

Ainda de acordo com o presidente da SBPNL, a programação neurolinguística é uma descoberta mundial. “Uma pesquisa de Harvard indica de mais de 70% dos problemas de empresas está direta ou indiretamente ligado à comunicação, um aspecto trabalhado com eficácia pela PNL”, diz.

Outras competências trabalhadas pela PNL:

- Capacidade de Influência;
- Comunicação e Sinergia;
- Trabalho em equipe;
- Foco no resultado;
- Desenvolvimento de pessoas;
- Gerenciamento de conflitos;
- Planejamento e organização;
- Capacidade de análise e síntese;
- Autonomia;
- Resiliência;
- Liderança;
- Negociação;
- Pensamento e alinhamento estratégico;
- Gestão de mudanças;
- Inovação e criatividade;
- Tomada de decisão;
- Estabelecer objetivos e “fazer acontecer”;
- Alinhamento com crenças e valores.

fonte: http://www.catho.com.br/estilorh/index.phtml?combo_ed=187&secao=200

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