sexta-feira, 27 de março de 2009

COACHING - O que é ? + Entendendo o coaching


Há diversas teorias sobre a origem do termo coach no contexto do desenvolvimento de pessoas, mas, em algum lugar da história, ele compartilha um ancestral comum com o verbo em inglês coax, que significa persuadir. O profissional de coaching atua como um estimulador externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança e interesse genuíno em pessoas (às vezes chamado de carisma) para ajudar os seus clientes de Coaching (coachees) a acessar seus recursos internos e externos e com isso, melhorar seu desempenho.

Além dessa definição, entretanto, há outras interpretações sobre a função, o comportamento e as características de um coach. Dependendo das circunstâncias, o coach talvez precise adotar estilos muito diferentes a fim de atender às necessidades de seus coachees. Entre os fatores que podem influenciar na abordagem de coaching estão a complexidade da meta, os riscos de erros na realização da tarefa, o nível inicial de disponibilidade para o coaching por partes dos integrantes da equipe, sua autoconfiança e capacitação para a tarefa, o nível de maturidade para a aprendizagem demonstrado pelo coachee (até que ponto ele se mostra capaz de cogerenciar o processo de coaching).


Algumas definições de coaching

Coach é aquela pessoa que apoia o desenvolvimento de alguém por meio de encorajamento e feedback construtivo. Sulivan França – Presidente Sociedade Latino Americana de Coaching

O processo de coaching busca aprimorar nas pessoas seu desempenho e sua capacidade de aprender. Implica fornecer feedback, mas também usa outras técnicas, como motivação, questionamentos eficazes e a adequação do estilo de gerenciamento do coach à prontidão dos coachees para se dedicaram a uma determinada tarefa. Esse processo baseia-se em ajudar o coachee e se ajudar por meio de uma interação dinâmica – o coaching não depende de só uma pessoa que diz o que o como fazer, e que dá as instruções.Max Landsberg

Destrava o potencial da pessoa para maximizar o próprio desempenho... ajudando-a a aprender em vez de ensinar-lhe alguma coisa. Sir Jonh Whitmore

O processo de coaching é um relacionamento contínuo, focalizado no coachee que age para a realização de suas visões, metas ou desejos. Observatório Astronômico Óptico

Desenvolve as habilidades e o conhecimento de uma pessoa para que melhore seu desempenho profissional, a fim de que sejam alcançados os objetivos da organização. Tem como propósito efetivar um alto nível de atuação e progresso no trabalho, embora também possa ser impactado na vida privada do indivíduo. Geralmente tem curta duração e focaliza habilidades e metas específicas.
Instituto Profissional e de Recursos Humanos e Desenvolvimento

Trabalha com indivíduos e pequenos grupos para aprimorar suas habilidades sociais e sua eficiência no local de trabalho. Marian Thier

Na publicação norte-americana Coaching Insider encontramos muitas outras definições, como as seguintes:

Forma de treinamento na qual o supervisor ou o gerente modela ou demonstra um comportamento ou tarefa, e usa feedback para orientar o empregado enquanto ele pratica o comportamento ou realiza a tarefa.

É o processo de fornecer instruções, diretrizes, feedback e apoio a fim de aprimorar o desempenhos e os resultados.

O coach fornece apoio, encorajamento e ajuda na conquista de habilidades para a vida diária. Fornece diretrizes, feedback e orientação para assegurar um bom desempenho.

Estratégia usada para ajudar o coachee a realizar plenamente seu potencial e atingir suas metas. O coach primeiro ajuda a definir as metas e depois apoia o coachee para que ele possa alcança-las, implementando uma estratégia e assistindo-o para que se mantenha dentro dela. O processo de coaching ajuda a equilibrar trabalho, vida familiar e obrigações sociais, como o lazer e as práticas espirituais.

O coaching consiste num relacionamento entre o coachee e o coach, em que ambos colaboram para atender às necessidades do coachee. O conteúdo a ser trabalhado é dado por ele, que é então guiado e apoiado para efetuar as mudanças desejáveis em um ou mais setores de sua vida, levando a uma vida mais gratificante e equilibrada.

O processo de coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve você e eu, num contexto produtivo e orientado a resultados. Nessa conversa, que procede com a formulação de perguntas relevantes em momentos críticos, posso encorajar e apoiar o coachee para que enxergue as situações por novos ângulos e seguindo estratégias diferentes.

Coaching está relacionado a manifestar seu melhor desempenho por meio da assistência individual e privada ministrado por alguém que irá desafia-lo, estimulá-lo e orienta-lo a continuar crescendo.

O processo de coaching oferece um contexto seguro, no qual os coachees podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências.

O coach ajuda as pessoas a identificarem metas específicas e a alcança-las mais rápida e facilmente. Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para realizar mais, dentro de um processo de responsabilização. Realinha as cresças e estabelece um ponto sobre no qual o coachee deverá refletir.

Coaching é um processo sistemático, colaborativo, focado em soluções e orientado a resultados, no qual o coach facilita a evolução do desempenho, do bem-estar, da aprendizagem dirigida à própria pessoa e do desenvolvimento particular de indivíduos, grupos e organizações que não apresentem problemas mentais clinicamente significativos ou níveis anormais de padecimento psicológicos. Serviço Psicológico de Coaching

Fonte: Sociedade Latino Americana de Coachinghttp://slacoaching.com.br/o-que-%C3%A9-coaching-0


ENTENDENDO O COACHING


Atualmente não existe um órgão que regulamente a profissão de Coaching no Brasil, mas sim empresas que fazem parcerias com Instituições Internacionais. Portanto, não existe somente uma certificação internacional válida no Brasil. Pelo contrário! Existem empresas que seguem uma determinada metodologia e abordagem do exterior.

A Sociedade Latino Americana de Coaching®, por exemplo, preza pela ética, profissionalismo e excelência da profissão de Coaching na América Latina e, por isso, tem reconhecimento e aprovação da International Association of Coaching Institutes (órgão internacional que regulamenta o uso do coaching em toda a Europa).

Nossa metodologia de alta aplicabilidade, com resultados imediatos, testados, aprovados e, principalmente, comprovados em diversas empresas multinacionais e nacionais, lhe permitirá ser um profissional Coach com Reconhecimento e Aprovação Internacional. E ainda com certificação válida em todo o mundo! Assim, garantimos que você atuará com segurança e credibilidade, com um vasto conhecimento e ferramentas para aplicabilidade em diversas companhias nacionais e multinacionais, em todos os tipos de Coaching citados abaixo.


O que significa, Coach, Coachee e Coaching?

Coach: Profissional
Coachee: Cliente
Coaching: Metodologia/Processo


Qual o papel do Coach?


Através de metodologia, técnicas e procedimentos, o profissional conduz o seu Coachee no desenvolvimento de competências, que se transformam em potencialidades com o propósito de alcançar objetivos reais. Tudo isso através de planejamentos pessoal e profissional de curto, médio e longos prazos.


Quem precisa de um Coach?

Pessoas que necessitam desenvolver habilidades, competências, ser mais organizadas, fazer planejamentos, atingir metas profissionais, ter qualidade de vida, novas oportunidades, alta liquidez, que almejam aumentar significativamente seus rendimentos, esportistas que desejam bater recordes, estudantes que ainda não sabem qual faculdade fazer e qual profissão seguir, profissionais liberais que querem alavancar seus negócios. Em suma: qualquer pessoa/profissional se beneficiará com este processo.


Como acontece o processo de Coaching?

Em sessões individuais (presenciais ou via telefone), que são divididas, em média, em 10 sessões de uma hora e meia cada, com um intervalo de, no mínimo, uma semana entre uma e outra. O Coaching também pode ser aplicado em grupos.


O coaching pode funcionar como:


– Uma forma de estímulo e acompanhamento em longo prazo, adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal;
– Acompanhamento profissional de pessoas em diferentes profissões e contextos;
– Contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução;
– Contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional;
– Fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente;
– Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa.


Formas típicas de trabalho:
– Configuração ou definição do relacionamento;
– Conversa orientada para soluções;
– Descoberta de valores;
– Definição de metas;
– Perguntas, tarefas, avaliação, feedback;
– Treinamento e desenvolvimento de competências;
– Simulação, encenação, desempenho de papel (role play).


Âmbitos do coaching:


– Segundo os participantes: Coaching individual e de grupo;
– Segundo os Grupos-alvo: Esportistas, artistas, políticos, médicos, instrutores, executivos, pessoas de liderança, etc;
– Segundo os temas: alcançar metas, aumentar as competências, resolver conflitos, superar obstáculos e crises, saúde, etc;
– Segundo os interesses dos clientes: Manter recursos, descobrir capacidades, desenvolver competências, identificação da missão, planejamento de vida, e relação e parceria;
– Tipos de clientes: Visitante, cliente, queixoso e co-coach;
– Papéis do coach: Parceiro para treinar, pessoa de referência externa, instrutor, acompanhador de processos e propiciador de feedback.


Quais são os principais tipos de Coaching?
COACHING DE VIDA: Processo de Coaching desenvolvido para ter uma melhor qualidade de vida, para desenvolvimento pessoal e planejamento de vida. É solicitado por qualquer pessoa que deseja alcançar um determinado objetivo.
COACHING EXECUTIVO: Processo de Coaching desenvolvido para alcançar objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios. Solicitado por: empresários, diretores, executivos, entre outros.

COACHING DE CARREIRA:
 Processo de Coaching desenvolvido para orientar carreiras profissionais, bem como em seu completo desenvolvimento e encaminhamento de novas oportunidades.

LEADER COACH:
 Processo de Coaching desenvolvido para que as competências de um Coach (perguntas estratégicas, feedback, empatia, conduzir processos, ser um líder servidor, escuta ativa, entre outras) sejam adquiridas.

COACHING ORGANIZACIONAL:
 Elaborado para o desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças, este processo almeja a harmonia dos aspectos culturais da organização, com ações e objetivos concretos e mensuráveis.


Fonte: Sociedade Latino Americana de Coaching
http://www.slacoaching.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário