sexta-feira, 27 de março de 2009

ASSESSMENT - AVALIAR PARA DESENVOLVER

ASSESSMENT: AVALIAR PARA DESENVOLVER




Viviane Macedo


Muito utilizado nas empresas hoje, o Assessment é uma ferramenta que ajuda a conhecer e explorar melhor as competências e habilidades dos profissionais. Trata-se de um processo de avaliação de competências.

Nos últimos seis anos, com os consideráveis avanços e melhorias na aplicação dessa ferramenta, o número de empresas interessadas no Assessment só tem aumentado. Geralmente, são empresas de médio e grande porte, que querem avaliar profissionais de cargos médios a altos. As companhias reconhecem a importância das pessoas e sabem a diferença que elas podem fazer na corporação. Por isso, mostram-se cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento de seus profissionais.

Antes, o Assessment era utilizado apenas para o desenvolvimento de profissionais que já faziam parte do quadro de funcionários da empresa. Hoje, ele também é aplicado em processos de seleção, ganhando uma nova função na importante tarefa de criar uma sintonia entre as competências do profissional e as necessidades da empresa.

Torna-se imprescindível, na hora da escolha de um novo colaborador, captar e avaliar as competências, habilidades e atitudes necessárias para o preenchimento da vaga. Isso é feito por meio de entrevistas, testes, estudos de caso e outras ferramentas que, em conjunto, permitem avaliar se o profissional responde efetivamente às exigência da vaga e tem chances de atender às expectativas da contratação.

"Às vezes, a empresa faz entrevista por competências, obtém referências, faz avaliações técnicas, mas ainda restam dúvidas. Ou então, não tem uma avaliação tão profunda das habilidades que esse profissional apresenta, para as competências organizacionais e do cargo. Se a empresa tem esse entendimento e aplica o Assessment no processo seletivo, consegue, com mais foco, identificar qual é o profissional que pode ter conhecimentos, habilidades e atitudes afinadas com as competências do negócio", afirma Marcia Vazquez , consultora da Thomas Case & Associados (consultoria de carreira e desenvolvimento organizacional).


CONHECER A EMPRESA É FUNDAMENTAL

Para que o Assessment obtenha resultados consideráveis e a empresa consiga atingir seus objetivos com a utilização dessa ferramenta, é necessário que a consultoria que esteja aplicando o Assessment conheça muito bem a corporação. Só assim ela poderá selecionar, ou até mesmo desenvolver, um profissional alinhado às políticas da empresa.

"É muito importante saber o que a empresa tem como chave do negócio e quais competências são necessárias para entrar ali e estar em sintonia com suas necessidades", explica Márcia.


AVALIANDO O PROFISISONAL

Esse é um trabalho aprofundado de conhecimento, no qual o consultor que aplica o Assessment utiliza-se de várias ferramentas e tem a oportunidade de, a partir delas, avaliar e mensurar as competências e os pontos que necessitam de melhorias do profissional estudado. Além de facilitar muito para empresa, com relação às atitudes que ela deve tomar com determinado profissional, o Assessment ajuda muito o profissional a se conhecer e se dar conta de gaps que ele não conseguiria identificar sozinho.

A consultora explica os passos do processo:

"Fazemos a entrevista aprofundada, estudos de caso, avaliação 360 graus. Aplicamos a ferramenta, fazemos entrevista com o superior direto e com o Departamento de Recursos Humanos. Juntamos tudo isso numa avaliação e entregamos em relatórios para o RH, para o gestor e para o profissional, identificando competências e os gaps de competência que o profissional tem. Apresentamos a análise final, damos o feedback dos resultados e lançamos para o RH verificar. A partir daí, o departamento pode contratar outros serviços de consultoria, mas o Assessment é finalizado."


POR QUE É IMPORTANTE PARA A EMPRESA?

"Porque é uma forma de a empresa ter profissionais mais afinados com a sua cultura, com as suas metas e com os objetivos estratégicos. Então, a empresa terá profissionais mais focados naquilo que ela quer pra ela mesma. Se ela tem pessoas afinadas com a sua cultura, com as suas metas, com seus objetivos, ela vai ter pessoas com melhor performance e, conseqüentemente, ela vai ter uma performance melhor."

Para Márcia, conhecer e avaliar as competências dos profissionais são exigências importantes e que só trazem resultados positivos para as empresas. Na visão da consultora, o sucesso se torna conseqüência quando esses procedimentos são adotados:

"Toda empresa que contratar Assessment pensando que vai ter uma melhoria de performance e que vai ter pessoas mais afinadas com a missão e valores da companhia alcançará o sucesso", conclui a consultora.


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