quarta-feira, 17 de abril de 2013

Menos paixão: o sucesso na Negociação



O sucesso de uma negociação está na ausência da paixão. Quanto mais objetiva e 
baseada em critérios imparciais for a negociação, melhor será o acordo final para 
todos.
Por : Arthur Diniz
Pode parecer exagero, mas o fato é que passamos todos os nossos dias em seguidas
negociações. Negociamos com nossos cônjuges aonde jantar e o que fazer nos fins de
semana. Negociamos com nossos filhos o que podem ou não fazer. Negociamos com
empresas e chefes por melhores salários e benefícios. E, além tudo, negociamos com
nossas partes internas, que nem sempre querem a mesma coisa.
Esses são apenas alguns exemplos dentre tantos. Estamos negociando. Se isso é tão
constante e presente nas nossas vidas, é fundamental que o façamos bem feito, certo?
Então vamos lá.
O que é então uma negociação? Gosto de definir uma negociação como o processo de
busca de um acordo, seja ele de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor
resultado possível. O objetivo de toda negociação deve ser de que as partes envolvidas
terminem as negociações conscientes de que o produto final seja maior que a soma das
contribuições individuais.
Vamos partir também do pressuposto também de que uma negociação só é bem sucedida
quando todos os participantes do processo têm um resultado melhor tendo negociado do
que teriam sem tê-lo feito. Nos meus cursos de negociação, há sempre aquele que busca
aprender a negociar focando no melhor acordo possível para si mesmo e o pior para o
outro. Na minha opinião, essas pessoas não vão ter com quem negociar no futuro. Por
isso trabalho sempre focado em negociações éticas e boas para todos os participantes.
Como devemos proceder então para atingir esses objetivos?
O primeiro ponto importante numa negociação normalmente não recebe muita atenção
dos especialistas no assunto. É a comunicação.
Da mesma forma que estamos negociando o tempo todo, estamos também nos
comunicando. Nos comunicamos de diversas formas: através de palavras, olhares, gestos,
etc. Até mesmo quando não fazemos nada estamos nos comunicando através da não
comunicação. Interessante, não?
Como negociamos através da comunicação podemos concluir facilmente que, se
melhorarmos nossa comunicação, automaticamente estaremos melhorando nossa
capacidade de negociação. Por isso, entender o processo de comunicação é o primeiro
passo para uma negociação bem sucedida. Aprendendo a nos comunicar, aprendemos a
negociar. Comecemos então pelos princípios da comunicação. Dentro de um processo de comunicação temos sempre três participantes: um emissor, um
receptor e uma mensagem. E na maioria das vezes existe mais um participante
indesejado: o mal entendido. O emissor fala A e o receptor entende B. Ambos saem
satisfeitos com a comunicação, mas o resultado é desastroso. O emissor repete então
várias vezes a mesma explicação sem sucesso e se irrita. Mais de 80% dos problemas de
relacionamento nas empresas vêem daí.
Existe um pressuposto muito utilizado na Programação Neurolinguística que pode
resolver esse problema: O resultado da comunicação é de responsabilidade do emissor.
Portanto, se o resultado é um mal entendido, a comunicação não foi bem feita.
Utilizando-se esse pressuposto, resolvem-se diversos possíveis conflitos e o processo de
comunicação pode fluir melhor. Naturalmente tudo isso vale também para a negociação.
O segundo ponto importante no processo de comunicação e negociação é o entendimento
de como o receptor recebe as mensagens. Existem três canais principais: auditivo, visual
e cinestésico. Pessoas auditivas recebem melhor as mensagens faladas, percebem ruídos
inaudíveis e adoram música. Já pessoas visuais se comunicam melhor através de
imagens, gostam de paisagens bonitas e se preocupam muito com beleza. Os cinestésicos
são movidos a sentimentos e sensações. Emocionam-se facilmente e sentem a vida. No
quadro I ao lado você pode aprender a identificar os canais predominantes das pessoas
pelas suas frases mais comuns.
Por que isso é importante numa negociação? Porque se você entender como a outra parte
recebe as mensagens, pode usar uma linguagem adequada a ela. Se você vai negociar
com pessoas visuais, é fundamental que se tenha à mão um material mostrando tudo que
é conversado. O ideal mesmo é usar um datashow com as propostas. Tudo bem
preparado, visualmente bonito e colorido. Se vai negociar com um cinestésico, é
importante colocar a emoção e sensação do resultado da negociação. Ficou claro?
Se você ficou curioso para saber se é mais auditivo, visual ou cinestésico, basta fazer o
teste do quadro II. Com isso você pode aprender também como o seu canal predominante
pode ajudá-lo ou prejudicá-lo numa negociação.
O processo
Entendidos esses passos básicos, podemos passar para os princípios da negociação
propriamente dita. Quem melhor descreveu até hoje o processo de Negociação foram
Roger Fisher and William Ury no livro “Como Chegar ao Sim - A Negociação de
Acordos Sem Concessões”. A idéia central dessa teoria é de que a maioria das
negociações do dia a dia acaba se baseando em posições e não em princípios. As duas
partes negociam tentando fazer a sua posição prevalecer.
Um exemplo típico desse tipo de negociação é o da compra e venda de imóveis. O
comprador já entra no imóvel desejado chamando a atenção para os defeitos do mesmo,
para poder fazer uma oferta mais baixa em seguida. Depois oferece o mínimo possível pelo imóvel, enquanto o vendedor pede o máximo que acha que pode conseguir. Em cada
fase do processo as partes ficam mais e mais comprometidas com suas posições e o ego
torna-se um fator cada vez maior. Para demonstrar força diz-se frases como: “por menos
que isso é melhor eu te dar o apartamento” ou “não posso pagar um centavo a mais”.
Como fazer para mudar de posição depois disso? Para fugir dessa armadilha, o melhor
caminho é adotarmos uma negociação baseada em princípios, como veremos a seguir.
Os princípios mais importantes do processo são:
a. Separe as pessoas dos problemas
b. Foque em interesses, não em posições
c. Gere muitas possibilidades antes de decidir o que fazer
d. Baseie o resultado desejado em critérios objetivos
a. Separe as pessoas dos problemas
Esse é, na minha opinião, o princípio mais difícil de ser adotado. Nós temos a tendência
de nos envolver pessoalmente nas negociações, misturando fatos com sentimentos e
sensações. Isso gera dois tipos de problema: diferença de percepção e mal entendidos na
comunicação.
Diferenças de percepção acontecem quando cada parte vê o processo apenas do seu ponto
de vista. Esquecem da outra parte. Veja o exemplo no quadro III. Provavelmente
qualquer um de nós que conhecesse uma das partes lhe daria 100% de razão. Interessante,
não?
QUADRO III
Como podemos resolver isso? Basta fazermos sempre o exercício de nos colocar em
diferentes posições perceptivas.
Experimente se colocar realmente no lugar da outra parte na negociação. É o que
chamamos de 2ª posição (quadro IV). O que você faria no lugar dele(a)? Que idéias teria?
Que acordos aceitaria? Como você se comportaria? Experimente agora representar essa
pessoa como se você fosse um ator. Entre em cena e atue da melhor forma possível. Se
você conseguir entrar de verdade no papel, vai ter diversos “insights” e eu garanto que
tudo vai mudar na negociação. Sugiro que uma das suas atitudes seja a de não propor a
nenhuma parte fazer um acordo que você não aceitaria se estivesse no lugar dela.
Você pode continuar o exercício e se colocar agora em 3ª posição. Coloque-se no lugar
de uma pessoa que está assistindo a negociação sem nenhum envolvimento com nenhuma
das partes. O que você acha agora da situação? Como você analisaria imparcialmente o
comportamento de ambas as partes envolvidas na negociação? Esse exercício tem tido resultados fantásticos com meus clientes de Coaching.
Negociações difíceis ficam fáceis e surgem novas idéias. Basta praticar para entender e
aproveitar os resultados.
Agora vejamos a questão dos mal entendidos. Eles podem ser causados por diversos
motivos: pessoas com discursos prontos, pessoas que não ouvem e pessoas com canais de
comunicação distintos. Agora que você conhece os canais de comunicação, pelo menos
esse problema está equacionado.
Quanto aos discursos prontos, são desastrosos. Pessoas que vão para uma mesa de
negociação com script decorado simplesmente repetem esse script várias vezes,
independente do que diz a outra parte. Com certeza isso não funciona. A flexibilidade e a
escuta apurada são muito importantes. Quando a outra parte falar, não fique ensaiando
mentalmente sua próxima fala. Ouça ativamente e faça questão de checar o entendimento
das propostas e colocações da outra parte. A redução nos mal entendidos vai ser brutal.
b. Foque em interesses, não em posições
Nós vimos no exemplo da compra de um imóvel como pode ficar difícil uma negociação
quando ela é baseada em posições. Suas posições foram definidas com base nos seus
interesses. Mas, com o correr da negociação, os verdadeiros interesses acabam ficando
em segundo plano. É muito importante, então, que o propósito da negociação seja
definido em termos de interesses e não de posições. O comprador daquele imóvel tinha
como interesse comprar um bom apartamento para morar por um preço accessível e justo,
não comprar aquele apartamento pelo preço X.
Quanto mais você tenta convencer o outro lado da impossibilidade de mudar a sua
oferta, mais difícil fica para você modificar sua posição. Seu ego acaba se
identificando com sua posição e você pára de distinguir um do outro. A paixão,
nesse caso, tem que ser deixada de lado em função da objetividade.
Estabeleça sempre os porquês das duas partes antes de iniciar a negociação. Para que
ambos possam levar em consideração o interesse da outra parte, é fundamental que isso
esteja claro para todos.
c. Gere muitas possibilidades antes de decidir o que fazer
Essa é outra parte da negociação que raramente acontece. Nós tendemos a buscar
soluções rápidas e pouco criativas. A tendência é seguirmos até o fim pelo caminho que
iniciamos. Isso é agravado pelo fato de cada parte só gerar idéias que possam satisfazer
os seus interesses, sem pensar na outra parte.
Por isso, é crucial que você separe o processo de geração de idéias do processo de
avaliação das mesmas. Isso altera completamente as perspectivas dos participantes de
qualquer negociação. Minha sugestão é de que numa primeira reunião seja feito um “brainstorming” ou chuva
de idéias. Os participantes devem dar idéias, independente dos seus interesses. Analisam
o caso em conjunto, adotando um comportamento imparcial, como se todos fossem de
uma equipe tentando encontrar uma solução para um problema. Nessa fase, quanto mais
idéias surgirem, melhor. Somente numa segunda reunião, essas idéias podem ser
avaliadas e discutidas. Experimente essa idéia para ver como funciona.
d. Baseie o resultado desejado em critérios objetivos
Em qualquer negociação na qual seja possível se encontrar um critério objetivo de
avaliação, esse é o melhor caminho, especialmente quando houver interesses
conflitantes. Como fazer isso?
A minha primeira sugestão é de que esse critério seja negociado ou desenvolvido no
início do processo. Se as partes chegarem a um acordo sobre um critério justo para
ambos, a negociação já parte de um outro patamar, muito mais próximo de um acordo.
No exemplo do imóvel por exemplo, se comprador e vendedor acordarem em basear o
preço do imóvel na avaliação de cinco especialistas, evita-se diversos problemas e a
negociação fica fácil. Um não precisa ficar depreciando o bem do outro nem o outro
precisa fingir que está pobre.
Seguindo esses passos e princípios, podemos transformar as negociações em processos
bem mais simples e objetivos, buscando sempre negociações lucrativas para todos os
envolvidos. São processos criativos e cooperativos, que vão fazer toda a diferença na
construção de resultados e parcerias de longo prazo.
Experimente!!
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Arthur Diniz tem MBA pela Columbia Business School . Tem Certificado Internacional de Coaching pela
Lambent e pela Erickson College no Canadá, e curso de extensão em Coaching Estratégico pela FIAUSP. Foi escolhido em 2001 um dos CEOs do Futuro pela Korn/ Ferry, FIA-USP e VOCE S.A. Foi alto
executivos de empresas como Santander Banespa e Deutsche Bank. Atualmente é Coach, e fundador da
Crescimentum-Coaching for Performance (www.crescimentum.com.br)
e-mail: adiniz@crescimentum.com.br

Fonte: http://www.crescimentum.com.br/home/Artigos/Comunicacao-Negociacao/negociacao_vencedor3.pdf

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