segunda-feira, 1 de abril de 2013

Jogos também promovem aprendizado



Transformar o treinamento em um processo mais engajador e colaborativo, melhorando o desempenho dos funcionários e, consequentemente, trazendo resultados para o negócio, é o desejo de muitas organizações. Um caminho para alcançar esse objetivo pode ser o uso de jogos e simuladores no momento nas iniciativas de aprendizagem e desenvolvimento.

Essa técnica, conhecida como Gamification, auxilia a aprender porque torna a competição amigável, divertida e estimulante. O esforço em alcançar resultados pode ajudar as organizações a melhorar seus processos de transferência de conhecimento e também motivar os colaboradores a atingir um desempenho mais efetivo. Dentro desse ambiente, eles poderão trabalhar por uma meta em comum, escolher ações e observar suas consequências. Esse meio livre de riscos permite errar e experimentar para aprender a melhor maneira de executar uma tarefa. Além disso, uma pessoa que assume responsabilidades no ambiente virtual ganha habilidades específicas para a vida real.

Jogos exigem que as pessoas pensem, coordenem, comuniquem e planejem da mesma forma que em sala de aula, mas de uma maneira mais divertida e engajante. Para criar uma experiência atraente são utilizados diversos componentes, como drama, história, humor e personagens. Do ponto de vista da formação, isso desenvolve ganchos de memória: os alunos não só lembrarão do resultado final, mas também do caminho para chegar até ele.

Se utilizada de forma adequada, a aprendizagem baseada em jogos é um veículo eficaz para a incorporação de novos conhecimentos ou habilidades, que podem ser imediatamente aplicados no local de trabalho.



Fonte: Lab SSJ
 Data: 27/03/2013

Fonte: http://www.learning-performancebrasil.com.br/home/noticias/clipping.asp?id=8068

Nenhum comentário:

Postar um comentário