segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Competências gerenciais e comportamentais

Competências gerenciais e comportamentais exigidas pelo mercado.

COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAISAs Competências Comportamentais se  referem aos padrões de comportamento e atitudes  individuais. Capacitam o profissional a aliar o conhecimento técnico a um comportamento atual, moderno e correto no ambiente de trabalho.
São elas:
- Empreendedorismo: capacidade de enxergar oportunidades e implementar novos projetos;
- Ética Pessoal: possuir conduta idônea no exercício da sua profissão;
- Comprometimento e Responsabilidade: capacidade de cumprir prazos, com qualidade e com foco em resultados;
- Equilíbrio Emocional: capacidade de manter o equilíbrio em situações adversas, com foco na solução do problema;
- Relacionamento Interpessoal: capacidade de criar e desenvolver redes de relacionamento profissionais;
- Consciência e Diversidade Intercultural: capacidade de conhecer e conviver profissionalmente com pessoas diferentes;
-  Flexibilidade: capacidade de se adaptar a novas situações.

COMPETÊNCIAS GERENCIAISAs Competências Gerenciais estão estreitamente ligadas às competências técnicas e comportamentais, transformando-se em  indispensáveis  ferramentas de  trabalho que capacitarão o profissional a desenvolver elevado padrão de entrega de
resultados. São elas:
-  Liderança: capacidade de liderar pessoas e equipes de alto desempenho;
- Visão global e pensamento estratégico: capacidade de pensar o futuro e tomar decisões equilibradas;
- Gestão de pessoas e conflitos: capacidade de montar equipes competentes e resolver conflitos rapidamente;
- Processo de vendas e negociação: capacidade de vender idéias de forma profissional e convincente;
-  Trabalho em equipe: capacidade de trabalhar de forma eficiente em equipe;
- Gerenciamento e entrega: capacidade de organizar, planejar e implementar projetos do início ao fim;
- Processo de tomada de decisão: capacidade de tomar decisões profissionais de alta eficácia;
- Etiqueta empresarial: capacidade de se comportar corretamente no ambiente de trabalho;
- Cultura e valores organizacionais: capacidade de identificar e respeitar regras de conduta no ambiente profissional.
O desenvolvimento destas competências diferencia o aluno da ESAMC e faz com  que o seu desempenho abra portas
de empresas e organizações de sucesso.

Competências  técnicas,  gerenciais  e  comportamentais  necessárias  para  o  sucesso  no mercado. 

Perfil Técnico- Tem boa capacidade de expressão oral e escrita;
- Sabe utilizar o raciocínio quantitativo e lógico na sua profissão;
- Possui visão crítica e analítica;
- É especialista em sua área de formação.

Perfil Gerencial- Sabe alinhar e conduzir equipes aos objetivos definidos;
- Pensa estrategicamente e tem visão global do funcionamento da organização em que trabalha;
- Sabe gerenciar equipes e projetos;
- Sabe apresentar e negociar projetos com eficácia, sempre com visão ganha-ganha;
- Sabe trabalhar em equipes multifuncionais;
- Sabe planejar, organizar, implementar e controlar projetos com foco em resultados;
- Tem capacidade analítica, de identificação de problemas, planejamento e encaminhamento de soluções;
- Sabe representar uma organização em ocasiões sociais e profissionais;
- Sabe identificar, conhecer e respeitar o código de conduta de uma organização.

Perfil Comportamental- É empreendedor. Assume riscos calculados e implementa projetos que agregam valor;
- Conhece a fundo os princípios de ética pessoal e corporativa;
- É comprometido, cumpre prazos e busca sempre atingir resultados;
- Tem equilíbrio e busca resultados mesmo em situações adversas;
- Sabe trabalhar com pessoas e construir relacionamentos profissionais;
- Reconhece e convive de forma construtiva com a diversidade cultural;
- Aceita novos desafios, novas formas de trabalho e aceita mudar de posição quando convencido.


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