domingo, 19 de fevereiro de 2012

Avaliação de eficácia de treinamentos

A definição de treinamento consiste num processo para desenvolver e prover conhecimento, habilidades e atitudes, com o objetivo de atender requisitos pessoais ou profissionais.
Treinamentos bem planejados e executados auxiliam uma organização a melhorar sua capacidade produtiva e gerencial e, ao mesmo tempo,  alcançar seus objetivos e metas.
Para definir um programa de treinamento para uma organização, é importante que o departamento de Recursos Humanos faça uma análise baseada em fatos reais, e não simplesmente em suposições.
A Avaliação por Competências entrega como resultado para a empresa as necessidades técnicas e comportamentais de cada colaborador em relação ao que é exigido pelo cargo/função que ocupa. Esse resultado serve de base para a definição dos treinamentos necessários para o alinhamento do perfil do colaborador aos requisitos de seus cargos/funções, isto é, o Plano de Desenvolvimento por Competências do colaborador.
Mas será que a simples realização de um treinamento alinhado às necessidades de desenvolvimento técnica e comportamental de um colaborador gera resultado para a empresa? A resposta é:  nem sempre. A realização de um treinamento não significa que o colaborador assimilará o conteúdo apresentado e passará a aplicar este conhecimento em seu trabalho.
Segundo a norma ISO 10015, para garantir a eficácia de um treinamento é necessário a realização de avaliações pós-treinamento. Essas devem ser realizadas em perí­odos distintos:
  • A curto prazo, para verificar a opinião do treinando em relação à  metodologia, conteúdo e recursos associados ao treinamento realizado e para avaliar os conhecimentos adquiridos;
  • A longo prazo, para avaliar o aumento da produtividade e desempenho do colaborador no trabalho.
A avaliação de eficácia do treinamento tem como objetivos: assegurar os requisitos de qualidade esperados, comprovar a eficácia do processo e monitorar os resultados obtidos com a aplicação de treinamentos.
Postado por: Ricardo Mendes


Fonte: http://www.gestaoporcompetencias.com.br/artigo-recursos-humanos/avaliacao-de-eficacia-de-treinamento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário