domingo, 25 de outubro de 2015

Queime seus barcos!

Em 1519, Hernan Cortez e mais 600 espanhóis, 17 cavalos e 11 barcos chegaram ao México afim de lutar e conquistar o território do Império Asteca que guardava o maior tesouro do mundo na época, ouro, prata e joias preciosas. Porém estes homens não tinham armaduras para conquistar um território tão extenso, portanto sua proposta hoje seria considerada completamente suicida.

Cortéz, o líder e general do grupo, utilizou uma estratégia assim que chegou as terras astecas. Em vez de partir imediatamente para a batalha, ele ficou na praia e fez discursos motivacionais para seus homens. MAS FORAM 3 PALAVRAS SUAS QUE MUDARAM a historia do Novo Mundo: “QUEIMEM SEUS BARCOS.”

O que ele queria era eliminar a possibilidade de seus homens se acovardarem e voltarem para os barcos, durante as batalhas, assim eles teriam apenas duas opções: morrer ou vencer!

A estratégia funcionou e Cortez conquistou o território asteca. Como os soldados não poderiam retornar as suas casas, vivos, a não ser vencendo a luta, já que não havia mais barcos para os quais fugir, ficavam totalmente comprometidos com a vitória. A derrota não era uma opção.

MORAL DA HISTÓRIA: Se não queimarmos os nossos barcos e sempre deixarmos espaço para recuar, também daremos chance à hesitação, ao medo, à autossabotagem e à resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário