segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pseudolalia: Doença da mentira

Pseudolalia: Doença da mentira

POST BY ALEXANDRE DINIZEM 12/10/20106 COMENTÁRIOS
Em fevereiro de 2009, a violência sofrida por uma advogada brasileira em Dübendorf, cidade da Suíça, horrorizou o mundo. Ela teria sido agredida e muito machucada por skinheads, num ataque brutal de xenofobia (desconfiança, temor ou antipatia por estrangeiros). A advogada teria, inclusive, sofrido um aborto de gêmeos, sendo encaminhada para o hospital em estado de choque. “Deram socos, chutaram e a cortaram com estiletes no corpo inteiro e até fizeram a sigla SVP nas pernas. Nada foi roubado”, afirmou o pai da brasileira.

Poucos dias depois, o mundo inteiro se revoltou, ao descobrir que tudo era uma grande mentira da brasileira.

Todos nós, certamente, conhecemos vários mentirosos, mas que atire a primeira pedra quem nunca contou uma inverdade.

A mentira faz parte da vida do ser humano. É utilizada para escapar de situações desconfortáveis, agradar pessoas, mas em alguns casos, pode se tornar uma doença denominada Pseudolalia.

Através do Twitter, o "levemente apimentado" entrevistou a psicóloga Janaina Morais que nos falou sobre a Pseudolalia (doença da mentira).

Levemente Apimentado: Como definir a Pseudolalia? 

Psic. Janaina Morais: A Pseudolalia é uma mentira compulsiva resultante de um longo vício de mentir. Assim como o cleptomaníaco, que rouba objetos sem valor pelo vício de roubar, o mentiroso compulsivo mente por mentir.

Levemente Apimentado: O que diferencia a mentira patológica ou pseudolalia da mentira branca (aquela socialmente aceita)? 

Psic. Janaina Morais: Certamente a ausência de culpa, a intencionalidade e a freqüência com que o indivíduo pratica o ato.

Levemente Apimentado: Sendo a Pseudolalia um vicio compulsivo de mentir, é certo afirmar que, esses mentirosos mentem sem a intenção de mentir? 

Psic. Janaina Morais: O vício de mentir é um ato inconsciente. Perante a mais simples situação do dia a dia, a vítima da doença irá fugir à verdade real criando suas próprias verdades inexistentes; A mentira brota espontânea e de forma compulsiva e a sua realidade vai perdendo cada vez mais sintonia com o real.

A pseudolalia pode conduzir a graves distúrbios de personalidade, podendo a vítima da doença acabar perdendo a sua individuação e viver num mundo real criado imaginariamente

Levemente Apimentado: Qual é o grupo de pessoas que apresenta maior risco de desenvolver Pseudolalia?

Psic. Janaina Morais: Estudos comprovam que crianças vítimas de uma educação julgadora, imposições, disciplinas rígidas, e vivem dominadas com autoritarismo, são fortes candidatas à doença. Mas os que sofrem de baixa auto-estima estão no topo da lista, pois sentimento de inferioridade é uma das razões que leva a pessoa a mentir onde ela, por insegurança, busca não assumir o que é, demonstrando cosntatemente uma falsa capacidade pra compensar um sentimento de inferioridade perante o outro.

Levemente Apimentado: Pseudolalia - Existe tratamento?

Psic. Janaina Morais: Sem dúvida é muito mais fácil trabalhar o problema na infância do que na fase adulta.

Janaina Morais - psicóloga / RJ

No site de relacionamento orkut, existe uma comunidade sobre a pseudolalia, com 3 membros mais existe. E em suas comunidades relacionadas foi encontrado o seguinte depoimento:

Já menti demaaaaaaaaaais para os outros. Uma mentira mais louca e mirabolante do que a outra. Quebrei demaaaaaaaaais a cara... muito mesmo!!! Perdi pessoas importantissimas, e quebrei confiancas que jamais vou recuperar.... Fiz tratamento, e ainda faço! No tratamento vi essa parte de mentiras também... Graças a Deus, hoje as coisas estão controladas. As vezes sinto vontade de mentir e preciso me segurar muito, pensar em tudo que já perdi e em todas as consequencias, e assim, nao falar merda nenhuma!!! Também já menti muito pra mim mesma.. Sobre minha vida, minha pessoa... A verdade era que estava completamente perdida, mas precisava, queria de qualquer forma saber quem eu era e o que tinha restado de mim que mentia o tempo todo.achando ser alguém que não era...Hoje eu me aceito como sou e como é minha vida, procuro melhorar as coisas.. Mas a mentira é um vicio e se libertar dela é muito mais difícil do que se libertar de vicios fisicos.. os psicologicos sao fodas. (anonimo)

Alexandre Diniz



Nenhum comentário:

Postar um comentário